Shakespeare em mangá: a questão da leitura e da adaptação literária

Autores

  • Jack Brandão Universidade Santo Amaro
  • Vanessa Alves CONDES-FOTÓS Imago Lab
Palavras-chave: Leitura, Quadrinhos, Interdisciplinaridade, Linguagem logo-imagética, Adaptação literária

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i2.1382

Este artigo, cujo tema permeia os conceitos de leitura e de interdisciplinaridade aplicados às histórias em quadrinhos, pretende discorrer a respeito da imiscuição entre palavra e imagem na composição das narrativas sequenciais. A linguagem quadrinizada, rica em significação, exige o esforço na leitura de dois códigos diferentes, ainda que complementares; e tal premissa converge com o princípio interdisciplinar, que busca a cooperação entre fatores distintos para promoção do saber. Partindo da indagação a respeito de que modo o termo interdisciplinaridade pode ser associado à leitura de quadrinhos, buscar-se-á alcançar os objetivos de analisar as concepções acerca do termo leitura, bem como apontar elementos necessários à compreensão da linguagem logo-imagética e, por fim, discutir os pressupostos teóricos do princípio interdisciplinar aplicados à educação. O corpus de análise consiste numa adaptação literária da tragédia Romeu e Julieta de Shakespeare. O método qualitativo por uso de levantamento bibliográfico baseou a discussão desse trabalho. 

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Biografia do Autor

Jack Brandão, Universidade Santo Amaro

Universidade Santo Amaro, Diretor do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS Imago Lab,
Brasil

Vanessa Alves, CONDES-FOTÓS Imago Lab

Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS Imago Lab, Brasil.

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Publicado em

11 de outubro de 2023

Como Citar

BRANDÃO, J. .; ALVES, V. . Shakespeare em mangá: a questão da leitura e da adaptação literária. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 2, p. Port. 166–186/ Eng. 164, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1456. Acesso em: 22 jul. 2024.

Seção

Artigos de temas livres