Eu e meus eus: leitura e escrita de diário em uma Unidade de Internação Feminina

Autores

  • Flávia Karolina Lima Duarte Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Rossana Viana Gaia Instituto Federal de Alagoas
  • João Gonçalves Torres Filho Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
Palavras-chave: Leitura literária, Escrita diarista, Unidade de Internação Feminina

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.859

Esta pesquisa resulta de investigação PIBIC desenvolvida em uma Unidade de Internação Feminina (UIF) com a meta de ampliar o interesse pela leitura e produção textual nas jovens que vivem em situação de encarceramento. O referencial teórico está representado pelas contribuições da leitura literária e da escrita diarista. A metodologia incluiu as seguintes etapas: (i) palestra com apresentação da pesquisa e do livro O Diário de Anne Frank; (ii) oficinas de leitura em horário previamente acertado com a direção da UIF; (iii) oficina para elaboração de capas dos diários; e  (iv) produção textual. Os dados para análise são constituídos por gravações das oficinas de leitura e de recortes de trechos dos diários das adolescentes. A pesquisa apresentou como resultado o estímulo às práticas de leitura e escrita com o grupo participante das rodas de leitura, assim como o domínio do gênero textual diário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Karolina Lima Duarte, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió. Mestra em Linguagem e Ensino pela
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Rossana Viana Gaia, Instituto Federal de Alagoas

Professora Doutora do Instituto Federal de Alagoas.

João Gonçalves Torres Filho, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Graduando em Letras/Português e pesquisador PIBIC no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus –
Maceió.

Referências

CASTILLA DEL PINO, C. Teoría de laintimidad. In: Revista de Occidente nº 182-183. Madrid: jul/ago. 1996. p.15-30

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

COUTINHO, M. C. Um toque de voyeurismo. In: Physis: Revista Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 15 (2): 285-303, 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312005000200006&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 05.jul.2017.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

FRANK, Anne. O Diário de Anne Frank. Edição integral. 35ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

GUIMARÃES, J. U. A. Graciliano Ramos e a fala das memórias. Maceió: Ediculte/Seculte, 1987.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996.

LIMA, N. L.; SANTIAGO, A. L. B. Do diário íntimo ao blog: o sujeito entre a linearidade a espacialidade. In: Revista Mal-Estar e Subjetividade. Vol. IX, nº 3. Fortaleza: set. 2009. p. 939-962. Disponível em:. Acesso em: 05.jul.2017.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MILAN, L. P. Escrita de si e diários: Construções do gênero diante de paradigmas sócio-culturais. In: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. RBHCS. v. 8, nº 15, jul. 2016. p. 154-172. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v8i15.382 >. Acesso em: 05.jul.2017.

REZENDE,N.L. de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p 99-134.

SILVA, M. C. da. A leitura literária como experiência. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p 51-65.

SOUZA, R.; COSSON, R. Letramento Literário: Uma proposta para sala de aula. [UNIVEST]. In: Conteúdo e didática de alfabetização, p. 101-106. Disponível em:

< http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf>. s.d. Acesso em: 28.out.2016.

Downloads

Publicado em

16 de outubro de 2023

Como Citar

DUARTE, F. K. L. .; GAIA, R. V. .; FILHO, J. G. T. . Eu e meus eus: leitura e escrita de diário em uma Unidade de Internação Feminina. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 3, p. 170–185, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1596. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Artigos de temas livres