Shakespeare em mangá: a questão da leitura e da adaptação literária

Auteurs

  • Jack Brandão Universidade Santo Amaro
  • Vanessa Alves CONDES-FOTÓS Imago Lab
Mots-clés : Leitura, Quadrinhos, Interdisciplinaridade, Linguagem logo-imagética, Adaptação literária

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i2.1382

Este artigo, cujo tema permeia os conceitos de leitura e de interdisciplinaridade aplicados às histórias em quadrinhos, pretende discorrer a respeito da imiscuição entre palavra e imagem na composição das narrativas sequenciais. A linguagem quadrinizada, rica em significação, exige o esforço na leitura de dois códigos diferentes, ainda que complementares; e tal premissa converge com o princípio interdisciplinar, que busca a cooperação entre fatores distintos para promoção do saber. Partindo da indagação a respeito de que modo o termo interdisciplinaridade pode ser associado à leitura de quadrinhos, buscar-se-á alcançar os objetivos de analisar as concepções acerca do termo leitura, bem como apontar elementos necessários à compreensão da linguagem logo-imagética e, por fim, discutir os pressupostos teóricos do princípio interdisciplinar aplicados à educação. O corpus de análise consiste numa adaptação literária da tragédia Romeu e Julieta de Shakespeare. O método qualitativo por uso de levantamento bibliográfico baseou a discussão desse trabalho. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jack Brandão, Universidade Santo Amaro

Universidade Santo Amaro, Diretor do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS Imago Lab,
Brasil

Vanessa Alves, CONDES-FOTÓS Imago Lab

Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS Imago Lab, Brasil.

Références

BRANDÃO, A. J. de S. “Da iconologia à iconofotologia: uma mudança paradigmática”, in Ghrebh. São Paulo: PUC, 2010.

BRANDÃO, J. Apontamentos imagético-interdisciplinares: as artes... Embu-Guaçu: Lumen et Virtus, 2014.

BRILL, A. Da arte e da Linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.

BUENO, A. In SHAKESPEARE, W. Romeu e Julieta: mangá Shakespeare (Trad. Alexei Bueno; ilustrações Sonia Leong). Rio de Janeiro: Galera Record, 2011.

CAMPOS, A.L.A. A interdisciplinaridade e o pensamento contemporâneo. In: BRANDÃO, J. (org.) Diálogos interdisciplinares: novos olhares nas Ciências Humanas. Embu-Guaçu, SP: Lumen et Virtus, 2015.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: Ed. 34, 1999.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PONTE, J. C. Leitura: identidade e inserção social. São Paulo: Paulus, 2007.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

SHAKESPEARE, W. The complete works of William Shakespeare. New York: Barnes & Noble, 2004.

_______. Romeu e Julieta: mangá Shakespeare (Trad. Alexei Bueno; ilust. Sônia Leong). Rio de Janeiro: Galera Record, 2011.

_______. Teatro completo (Trad. Carlos Alberto Nunes). Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.

VAN DIJK, T. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 2002.

WINCK, J. B. Tevê: a sedução interdisciplinar. In: FAZENDA, I.C.A. et al (Org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1999.

ZILBERMAN, R. e SILVA, E. T. da et al (orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.

Publiée

octobre 11, 2023

Comment citer

BRANDÃO, J. .; ALVES, V. . Shakespeare em mangá: a questão da leitura e da adaptação literária. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 2, p. Port. 166–186/ Eng. 164, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1456. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres