Shakespeare em mangá: a questão da leitura e da adaptação literária
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i2.1382
Este artigo, cujo tema permeia os conceitos de leitura e de interdisciplinaridade aplicados às histórias em quadrinhos, pretende discorrer a respeito da imiscuição entre palavra e imagem na composição das narrativas sequenciais. A linguagem quadrinizada, rica em significação, exige o esforço na leitura de dois códigos diferentes, ainda que complementares; e tal premissa converge com o princípio interdisciplinar, que busca a cooperação entre fatores distintos para promoção do saber. Partindo da indagação a respeito de que modo o termo interdisciplinaridade pode ser associado à leitura de quadrinhos, buscar-se-á alcançar os objetivos de analisar as concepções acerca do termo leitura, bem como apontar elementos necessários à compreensão da linguagem logo-imagética e, por fim, discutir os pressupostos teóricos do princípio interdisciplinar aplicados à educação. O corpus de análise consiste numa adaptação literária da tragédia Romeu e Julieta de Shakespeare. O método qualitativo por uso de levantamento bibliográfico baseou a discussão desse trabalho.
Téléchargements
Références
BRANDÃO, A. J. de S. “Da iconologia à iconofotologia: uma mudança paradigmática”, in Ghrebh. São Paulo: PUC, 2010.
BRANDÃO, J. Apontamentos imagético-interdisciplinares: as artes... Embu-Guaçu: Lumen et Virtus, 2014.
BRILL, A. Da arte e da Linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.
BUENO, A. In SHAKESPEARE, W. Romeu e Julieta: mangá Shakespeare (Trad. Alexei Bueno; ilustrações Sonia Leong). Rio de Janeiro: Galera Record, 2011.
CAMPOS, A.L.A. A interdisciplinaridade e o pensamento contemporâneo. In: BRANDÃO, J. (org.) Diálogos interdisciplinares: novos olhares nas Ciências Humanas. Embu-Guaçu, SP: Lumen et Virtus, 2015.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: Ed. 34, 1999.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.
PONTE, J. C. Leitura: identidade e inserção social. São Paulo: Paulus, 2007.
RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
SHAKESPEARE, W. The complete works of William Shakespeare. New York: Barnes & Noble, 2004.
_______. Romeu e Julieta: mangá Shakespeare (Trad. Alexei Bueno; ilust. Sônia Leong). Rio de Janeiro: Galera Record, 2011.
_______. Teatro completo (Trad. Carlos Alberto Nunes). Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
VAN DIJK, T. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 2002.
WINCK, J. B. Tevê: a sedução interdisciplinar. In: FAZENDA, I.C.A. et al (Org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1999.
ZILBERMAN, R. e SILVA, E. T. da et al (orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.