São Pedro: de pescador Galileu a Papa Romano. Estudo sobre uma construção iconológica

Autores/as

  • Jack Brandão Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP)
  • Aryana Vicente de Sousa Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP)
Palabras clave: Imagem, Papado, São Pedro, Renascimento, Reforma, Contrarreforma

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.801

O principal objetivo deste artigo é discutir as formas de representação de São Pedro ao longo da história imagética do cristianismo, para mostrar as diferenças entre Pedro, apóstolo de Cristo, e Pedro, Papa da Igreja Católica Romana. Dessa maneira, chegaremos à arte renascentista portuguesa, a fim de fazermos a leitura da pintura homônima, do pintor português Vasco Fernandes, conhecido por Grão Vasco. Inicialmente, serão levantados aspectos iconográficos relacionados à estrutura da composição figurativa. A seguir, será feita uma análise iconológica na tentativa de percepção dos significados políticos e ideológicos possíveis de serem atribuídos à própria composição figurativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jack Brandão, Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP)

Mestre e Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Titular do Mestrado
Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP) e coordenador do
Grupo de Pesquisa CONDESIM-FOTÓS/DGP-CAPES.

Aryana Vicente de Sousa, Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP)

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP) e pós-graduada em
Docência no Ensino Superior pela FMU/SP, integrante do Grupo de Pesquisa CONDESIMFOTÓS/DGP-CAPES.

Publicado

octubre 17, 2023

Cómo citar

BRANDÃO, J. .; SOUSA, A. V. de . São Pedro: de pescador Galileu a Papa Romano. Estudo sobre uma construção iconológica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 209–226, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1653. Acesso em: 18 may. 2024.

Sección

Artigos de temas livres