Modèles d'attribution de genre en français en comparaison avec le portugais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/%20zenodo.8098644
Mots-clés : Gênero gramatical, Francês, Morfofonologia, Morfologia, Fonologia

Résumé

Este artigo trata da correspondência entre morfologia e fonologia no que diz respeito à marcação gramatical de gênero no
francês (em comparação com o português), língua que se comporta de maneira diferente de outras línguas de mesma
origem, uma vez que, em princípio, não contém vogais temáticas. Partimos da premissa de que o francês, como outras
línguas românicas, pode ser considerado um sistema formal de atribuição de gênero, como estabelecido por Corbett, que
associa as informações de gênero ao segmento final da palavra. Os dados observados são 2.000 substantivos do francês
extraídos de 20 entrevistas do banco de dados de língua falada Corpus of Français Parlé Parisien des Années 2000. Para
a análise dos dados, consideramos, entre outras variáveis, a distribuição geral de gênero (masculino / feminino),
animacidade, correspondência com sexo, tipologia de gênero, segmento fonológico final e derivação (ocorrência ou não
de sufixo derivacional no final da palavra). Os resultados apontam não apenas para padrões morfofonológicos de atribuição
de gênero, mas também para a influência de outras variáveis, como frequência de uso, e levam à conclusão de que o segmento fonológico final — e não necessariamente fonético — /e/ corresponde ao marcador de gênero na maioria das
palavras analisadas, instanciando o feminino como gênero gramatical.

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Bibliographies de l'auteur

Rossana Saute Kolodny, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda na área de Estudos da Linguagem, linha de pesquisa em Fonologia e Morfologia, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luiz Carlos da Silva Schwindt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua, desde 2002, como docente e pesquisador na graduação e na pós-graduação. É pesquisador do CNPq desde 2007.

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Publiée

novembre 30, 2022

Comment citer

KOLODNY, R. S. .; SCHWINDT, L. C. da S. . Modèles d’attribution de genre en français en comparaison avec le portugais. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 8–26, 2022. DOI: 10.5281/ zenodo.8098644. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/788. Acesso em: 22 juill. 2024.

Rubrique

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations