Construyendo sentidos desde el género multimodal charge: una mirada hacia la interdiscursividad

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8045150
Keywords: Interdiscursividade, Gênero multimodal charge, Alinhamentos interacionais

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar como o interdiscurso permeia a formação de estudantes que se alinham com seuspares interacionais por meio da atividade de leitura de um texto multimodal. Para tanto, buscamos uma aproximação teórico-metodológica entre a Análise de Discurso Crítica e a Sociolinguística Interacional, lançando olhares para ainterdiscursividade. No âmbito da pesquisa qualitativa, o corpus desta investigação foi gerado a partir de discussões comestudantes do Ensino Médio, motivado/as pela leitura de um texto, inscrito no gênero multimodal charge, publicado no portalde notícias O Tempo, em 2020, que tratava sobre o retorno às aulas presenciais em meio à disseminação do vírus Covid-19. Os resultados apontam que a vivência pedagógica com o gênero multimodal charge, por meio de discussões crítico-reflexivas sobre a realidade da volta às aulas presenciais, mobilizou enunciados no âmbito da interdiscursividade queprovocaram ruídos e alinhamentos interacionais acerca da pandemia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

LEITÃO, Alex Bezerra. BATISTA, Ruy Martins dos Santos. BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira. Construyendo sentidos desde el género multimodal charge: una mirada hacia la interdiscursividad. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 11, n. 4, p. 37-57, dez. 2022.

Published

December 29, 2022

How to Cite

BEZERRA LEITÃO, A.; DOS SANTOS BATISTA, R. M.; OLIVEIRA BATISTA-SANTOS, D. Construyendo sentidos desde el género multimodal charge: una mirada hacia la interdiscursividad. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 4, p. 37–57, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8045150. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/755. Acesso em: 18 may. 2024.

Section

Artigos de temas livres

Most read articles by the same author(s)