O tratamento do componente cultural no livro didático Aula 2 para o ensino de E/LE

Auteurs

  • Idelso Espinosa Taset Universidade Federal de Campina Grande
Mots-clés : Livro didático, Componente cultural, Ensino de espanhol como língua estrangeira

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i3.463   Este artigo tem por objetivo geral estimular a reflexão a respeito da análise, seleção e elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras, seguindo as ideias de Ezeiza (2007) e Sheldon (1988), particularmente acerca do papel da cultura no processo de aquisição-aprendizagem, de acordo com os resultados dos estudos de Byram e Fleming (2001); Dunnet, Dubin e Lezberg (1986) e Kramsch (1996, 2001). Com esse último propósito, este trabalho analisa o tratamento dispensado ao componente cultural no livro didático Aula 2 para o ensino do espanhol como língua estrangeira (E/LE) na perspectiva da abordagem por tarefa. Ezeiza (2007) e Sheldon (1988) consideram os materiais didáticos como um dos elementos fundamentais no processo de ensino/aprendizagem e, por tanto, um importante objeto de estudo em torno do qual já existem modelos teóricos que tentam explicar seu papel, as vantagens e desvantagens do livro didático comercial, a conveniência de que os professores tenham o suficiente preparo teórico e prático para a avaliação e adaptação desse instrumento, bem como para sua elaboração local, atendendo às necessidades dos alunos e às características do contexto de ensino, entre outros aspectos. Byram e Fleming (2001); Dunnet, Dubin e Lezberg (1986) e Kramsch (1996, 2001) defendem um tratamento adequado da cultura na aula de língua estrangeira para garantir o desenvolvimento, nos aprendizes, da consciência intercultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Idelso Espinosa Taset, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino de ELE, professor efetivo no curso de Licenciatura em Espanhol na Unidade Académica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande.

Publiée

octobre 21, 2023

Comment citer

TASET, I. E. . O tratamento do componente cultural no livro didático Aula 2 para o ensino de E/LE. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 3, p. 63–74, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1760. Acesso em: 21 déc. 2024.

Rubrique

Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas