O tratamento do componente cultural no livro didático Aula 2 para o ensino de E/LE
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i3.463 Este artigo tem por objetivo geral estimular a reflexão a respeito da análise, seleção e elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras, seguindo as ideias de Ezeiza (2007) e Sheldon (1988), particularmente acerca do papel da cultura no processo de aquisição-aprendizagem, de acordo com os resultados dos estudos de Byram e Fleming (2001); Dunnet, Dubin e Lezberg (1986) e Kramsch (1996, 2001). Com esse último propósito, este trabalho analisa o tratamento dispensado ao componente cultural no livro didático Aula 2 para o ensino do espanhol como língua estrangeira (E/LE) na perspectiva da abordagem por tarefa. Ezeiza (2007) e Sheldon (1988) consideram os materiais didáticos como um dos elementos fundamentais no processo de ensino/aprendizagem e, por tanto, um importante objeto de estudo em torno do qual já existem modelos teóricos que tentam explicar seu papel, as vantagens e desvantagens do livro didático comercial, a conveniência de que os professores tenham o suficiente preparo teórico e prático para a avaliação e adaptação desse instrumento, bem como para sua elaboração local, atendendo às necessidades dos alunos e às características do contexto de ensino, entre outros aspectos. Byram e Fleming (2001); Dunnet, Dubin e Lezberg (1986) e Kramsch (1996, 2001) defendem um tratamento adequado da cultura na aula de língua estrangeira para garantir o desenvolvimento, nos aprendizes, da consciência intercultural.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
octobre 21, 2023
Comment citer
TASET, I. E. . O tratamento do componente cultural no livro didático Aula 2 para o ensino de E/LE. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 3, p. 63–74, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1760. Acesso em: 21 déc. 2024.
Rubrique
Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.