O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais

Auteurs

  • Fernanda Mota Pereira Universidade Federal da Bahia
Mots-clés : Professores, Formação, Internacionalização, Idiomas sem Fronteiras

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.797

O Núcleo de Línguas (NucLi), no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras, foi implementado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2015. Na época de sua implementação, foram sentidos os efeitos de suas ações na consolidação do processo de internacionalização da universidade com reflexos na concepção dos propósitos de cursos de idiomas, na ampliação de oportunidades de acesso ao aprendizado de línguas estrangeiras e na formação dos professores. Este artigo tem como objetivo sublinhar as contribuições do Programa Idiomas sem Fronteiras para substanciar e suplementar a formação de novos professores ao trazer às sessões de formação reflexões sobre os propósitos de ensino de inglês para fins acadêmicos – o enfoque principal nas aulas do NucLi – e traduzir nas aulas particularidades que equacionam objetivos (inter)nacionais e perfis bem como necessidades dos estudantes em práticas locais, mas não menos globais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fernanda Mota Pereira, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Letras Germânicas da Universidade Federal da Bahia.

Publiée

octobre 17, 2023

Comment citer

PEREIRA, F. M. . O Programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores de inglês na UFBA: objetivos (inter)nacionais em práticas locais. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 151–165, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1649. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil