A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211
O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar.
Téléchargements
Références
ÁLVAREZ, Didier; CASTRILLÓN, Silvia. Biblioteca escolar. Bogotá: Asolectura, 2013.
BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.
BRASIL. Estatuto da Juventude. LEI Nº 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
CHAMBERS, Aidan. Conversaciones. México: FCE, 2008.
DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
GRUPO DE ESTUDOS EM BIBLIOTECA ESCOLAR. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para a biblioteca escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.