A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar

Autores/as

  • Fabíola Ribeiro Farias Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Palabras clave: Educação literária, Biblioteca escolar, Adolescentes, Jovens

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211

O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Brasil.

Citas

ÁLVAREZ, Didier; CASTRILLÓN, Silvia. Biblioteca escolar. Bogotá: Asolectura, 2013.

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

BRASIL. Estatuto da Juventude. LEI Nº 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

CHAMBERS, Aidan. Conversaciones. México: FCE, 2008.

DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GRUPO DE ESTUDOS EM BIBLIOTECA ESCOLAR. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para a biblioteca escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Publicado

octubre 13, 2023

Cómo citar

FARIAS, F. R. . A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 177–193, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Literatura juvenil e jovens leitores