Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura

Auteurs

  • Orison Marden Bandeira de Melo Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Mots-clés : Ensino de literatura em língua inglesa, Análise dialógica da literatura, Sequência expandida de Cosson, Proposta dialógica de Cereja

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1499

As discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa no Brasil são em número bastante reduzido se comparadas com todas as pesquisas e obras voltadas ao ensino de literatura em língua portuguesa, letramento literário, entre outros. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de literatura em língua inglesa a partir da Análise Dialógica da Literatura. Para tal, foram analisadas duas propostas de ensino de literatura em língua portuguesa, a saber, a sequência expandida de Cosson e a proposta dialógica de Cereja, a partir de seis procedimentos analíticos e de três particularidades do texto literário indicados na obra do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), a fim de encontrar contribuições e/ou lacunas dessas propostas se transpostas ao ensino de literatura em língua inglesa. Foi possível perceber que, apesar das contribuições que elas trazem para o ensino de literatura, em geral, e de lacunas que se apresentam a partir dos pressupostos da análise dialógica, alguns desafios também surgem, como a questão da heterogeneidade linguística dos(as) discentes e o tempo reduzido que docentes têm para o ensino de literatura em língua inglesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem; docente da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Références

BAKHTIN, M. Toward a philosophy of the act. Trad. Vadim Liapunov. Austin, TX: University of Texas Press, 1993.

BAKHTIN, M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et al. 5.ed. São Paulo: Hucitec; Annablume, 2002. p.13-70.

BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.3-192.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015. p.19-241.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 11-69.

BAKHTIN, M. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017a. p. 21-56.

BAKHTIN, M. A ciência da literatura hoje: (resposta a uma pergunta da revista Novi Mir). In: Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017b. p. 9-19.

BEZERRA, P. Breve glossário de alguns conceitos-chave. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015. p.243-249.

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010. p.9-31.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 jul. 2015, p. 8-12.

CEREJA, W. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2018.

FARACO, C. O problema do conteúdo, do material e da forma na arte verbal. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009a. p.95-111.

FARACO, C. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009b.

HUGHES, L. Blessed assurance. In: HUGHES, L. Short stories: Langston Hughes. Seleção e organização por Akiba S. Harper. New York, NY: Hill and Wang, 1996. p. 231-236.

KENAN, R. The foundations of the Earth. In: KENAN, R. Let the dead bury their dead and other stories. Orlando, FL: Harcourt, Inc., 1992. p. 49-72.

MACHADO, I. O romance e a voz: a prosaica dialógica de Mikhail Bakhtin. Rio de Janeiro: Imago; São Paulo: FAPESP, 1995.

MARCHEZAN, R. A noção de autor na obra de M. Bakhtin e a partir dela. Bakhtiniana, v. 10, n. 3, p. 186-204, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ bakhtiniana/article/view/22365/17705. Acesso em: 04 jul. 2019.

MELO JR., O. O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, v. 10, n. 1, p. 87-103, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/ 20692/16670. Acesso em: 18 jun. 2019.

MELO JR., O. O ensino dialógico de literatura em língua inglesa no curso de Letras: diferentes espaços. Linguagem & Ensino, v.19, n.1, p. 145-171, 2016a. Disponível em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/1456/924. Acesso em: 18 jun. 2019.

MELO JR., O. Língua e Literatura em diálogo: uma análise dialógica de El Sonavabitche de Gloria Anzaldúa e suas implicações. Calidoscópio, v. 14, n. 1, p. 145-158, 2016b. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/ view/cld.2016.141.13/5206. Acesso em: 18 jun. 2019.

MELO JR., O. Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês. Revista Letras Raras, v. 7, n. 1, p. 241-263, 2018a. Disponível em: http://revistas.ufcg. edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/948/592. Acesso em: 18 jun. 2019.

MELO JR. Sexualidade e religião em tensão em “The foundations of the Earth”: uma análise dialógica da heterodiscursividade constitutiva. Identidade!, v. 23, n. 1, p. 66-84, 2018b. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/ 3273/3052. Acesso em: 08 jul. 2019.

MORRIS, P. The Bakhtin Reader: Selected Writings of Bakhtin, Medvedev, Voloshinov. London: Arnold, 1994.

SOBRAL, A. A estética em Bakhtin (literatura, poética, estética). In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (org.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p.53-88. v.1.

VIANNA, R. A linguagem pela perspectiva do Círculo de Bakhtin. Odisseia, v. 4, n. 1, p. 19-33, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/16818/ 11297. Acesso em: 09 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.21680/1983-2435. 2019v4n1ID16818.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLOSHINOV, V. What is language? Trad. Noel Owen. In: SHUKMAN, A. (ed.). Bakhtin school papers. Oxford: RTP Publications, 1983a. p.93-113.

VOLOSHINOV, V. Discourse in life and discourse in poetry: questions of a sociological poetics. Trad. John Richmond. In: SHUKMAN, A. (ed.). Bakhtin school papers. Oxford: RTP Publications, 1983b. p.5-30.

Publiée

octobre 10, 2023

Comment citer

JÚNIOR, O. M. B. de M. . Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 222–246 / Eng. 219, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435. Acesso em: 18 mai. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres