Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês

Autores

  • Naiara Medeiros de Oliveira UFRN
  • Orison Marden Bandeira de Melo Júnior UFRN
Palavras-chave: Mobilidade Acadêmica Internacional, Bakhtin e o Círculo, Análise Dialógica do Discurso

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.948   Esta pesquisa busca contribuir com os estudos relacionados ao ensino de literatura estrangeira no Brasil. Fundamentados nos pressupostos teóricos do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), em especial em noções como compreensão ativo-dialógica, objetivamos analisar os dados gerados durante o minicurso “A representação do negro em contos da literatura afro-americana: uma perspectiva dialógica”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE 65936917.8.0000.5537, por meio de uma atividade de análise do conto “The Childhood of Jimmy” (HUGHES, 1996) no primeiro encontro (pré-teste) e no último encontro (pós-teste). Por meio da análise do pós-teste em comparação com o pré-teste, percebemos que os alunos, após o estudo do ensaio “O discurso no romance” (BAKHTIN, 2015) e da prática de análise de outros contos de Hughes, demonstraram uma compreensão (i) da relação entre texto e contexto histórico concreto, (ii) da materialidade do texto em sua natureza linguística e socioideológica e (iii) da teoria pela internalização dos conceitos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Medeiros de Oliveira, UFRN

Aluna do curso de Letras-Inglês e bolsista PIBIC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, UFRN

Doutor em Linguística Aplicada, professor do curso de Letras-Inglês e professor permanente do
Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado em

15 de outubro de 2023

Como Citar

OLIVEIRA, N. M. de .; JÚNIOR, O. M. B. de M. . Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 1, p. 241–263, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1571. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Artigos de temas livres