Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades

Autores/as

  • Lucas Araujo Chagas Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Palabras clave: Português para Estrangeiros, Formação de Professores, Ensino-aprendizagem de PE, Internacionalização

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1445

A formação de professores de Português para Estrangeiros (PE) faz parte de uma agenda acadêmica recente desencadeada pelos efeitos da internacionalização no Brasil. Neste artigo, pretendemos trazer à tona algumas reflexões a respeito da prática docente do professor de PE bem como avaliar contextos históricos contemporâneos que deram origem a essa nova modalidade de professor de línguas no contexto brasileiro. Não obstante pretendemos apontar alguns saberes que têm se tornado fundamentais para a prática docente do professor de PE e problematizarmos a necessidade de criar cursos no Ensino Superior que formalizem a profissionalização detes.

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Biografía del autor/a

Lucas Araujo Chagas, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestre e Doutorando em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia – UFU,
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil,

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Publicado

octubre 10, 2023

Cómo citar

CHAGAS, L. A. . Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 87–111 / Eng. 85, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429. Acesso em: 21 dic. 2024.

Sección

A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades