O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos

Autores

Palavras-chave: COVID-19, Ensino online, Português, Aprendizagem baseada em projeto, Aquisição de segunda língua

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1938

A pandemia do Coronavírus que se instalou entre nós tem gerado inigualáveis consequências para todos os setores da sociedade. Dos serviços para sanear a desigualdade de oportunidades entre os estudantes, performance de aulas on-line, workshops profissionais para instrutores, incluindo as necessidades básicas e serviços psicológicos, o meio acadêmico tem enfrentado vários desafios que irão afetar permanentemente sua estrutura e formas de abordagem educacional. O presente estudo delineia os primeiros resultados de um projeto em curso que visa oferecer opções para a diminuição das oportunidades de prática de linguagem oral causada pela mudança repentina do cenário de ensino presencial para o online. Tal projeto, The Partner Language Exchange Project, foi posto em prática através da colaboração entre duas universidades dos Estados Unidos. A partir do alinhamento dos Resultados de Aprendizagem (RA) com as ferramentas de ensino, as estratégias de prática educacional e a avaliação busca-se fornecer qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tal, o projeto aplica a Taxonomia de Bloom para preparar os RA e a Qualidade de Ensino e Aprendizagem (QEA) para traçar um Mapa do Curso usando o backward design como diretriz. O Partner Language Exchange Project (PLEP) consiste em uma série de interações entre estudantes para entrevistar uns aos outros com base em temas predefinidos e para relacioná-los com o impacto da COVID-19 em suas rotinas diárias. Os alunos ficaram encarregados de preparar e responder as perguntas das entrevistas, compor parágrafos a partir delas e criar as próprias reuniões através da aplicação Zoom®.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato de Souza Alvim, California State University

Professor Adjunto de Português e Espanhol no Departamento de Filosofia e Línguas Modernas na California State University, Stanislaus, USA; Leitor de Português na American University, Washington, DC, USA; Leitor Visitante de Espanhol na University of Alabama, Birmingham, USA e Instrutor Associado de Português e Espanhol na Indiana University, Bloomington, USA.

Nilzimar Vieira, Universidade de Indiana

Mestre em Ensino da Língua Alemã pela Universidade de Indiana (2009) e mestre em Letras pela mesma universidade (2012). No momento, está cursando o doutorado em Letras e Estudos Latinos e Caribenhos igualmente pela Universidade de Indiana. A sua dissertação é intitulada “Literatura e cinema afro-brasileiros e afro-portugueses de autoria feminina.” Seus projetos de pesquisa incluem os estudos literários e cinematográficos afro-cubanos, como também, as pesquisas dos dialetos alemães no Brasil, e as discussões sobre raça na literatura e no cinema alemão.

Referências

ACTFL Proficiency Guidelines. American Council on the Teaching of Foreign Languages, 2012. Available at https://www.actfl.org/publications/guidelines-and-manuals/actfl-proficiency-guidelines-2012. Access 05/22/2020.

CALIFORNIA STATE UNIVERSITY, STANISLAUS. (2020). Available at https://www.csustan.edu/oit/netiquette - Netiquette. Access 08/17/2020.

CORDELLA, M. & MUSGRAVE, S. (2009). Oral communication skills of international medical graduates: Assessing empathy in discourse. In:___ Communication & Medicine. Volume 6(2), 129–142 Equinox Publishing Ltd: London.

CUSTODIO, Jonathan. (2020). Disabled Students Already Faced Learning Barriers. Then Coronavirus Forced an Abrupt Shift to Online Classes. April 7, 2020. Available at https://www.chronicle.com/article/disabled-students-already-faced-learning-barriers-then-coronavirus-forced-an-abrupt-shift-to-online classes/?bc_nonce=evoqvy42mufyn7h8d93rw&cid=reg_wall_signup

HARRIS III, Frank & WOOD, J. Luke.Equity-Minded Student Services in the Online Environment. Available at https://www.youtube.com/watch?v=qGoldJP4Xl8&feature=youtu.be Access 06/12/2020.

HOWARD, Caran. (2020). Designing for Accessibility: How to Front-Load Your Digital Content with UDL Principles. Effective Classroom Management, Online Education. March 4, 2020. https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/how-to-front-load-your-digital-content-with-udl-principles/

WIGGINS, Grant & McTIGHE, Jay. (2005). Backward Design. In:___ Understanding by Design (2nd ed.). Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development ASCD.

WOOD, T. & MADDEN, S. Suggested Practices for Syllabus Accessibility Statements. Available at http://praxis.technorhetoric.net/tikiindex.php?page=Suggested_Practices_for_Syllabus_Accessibility_Statements Access 06/10/2020.

Downloads

Publicado em

8 de outubro de 2023

Como Citar

ALVIM, R. de S. .; VIEIRA, N. . O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 4, p. Ing. 43–53 / Port. 45, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo