O curso de língua alemã instrumental para fins de leitura: experiências no contexto do IsF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12753048
Palavras-chave: Alemão instrumental; Idiomas sem Fronteiras; Internacionalização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da experiência de reimplementação do programa Idiomas sem Fronteiras - IsF em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Neste artigo, apresentamos a experiência de criação, no ano de 2022, e posterior oferta do curso “alemão instrumental para fins de leitura”. Inicialmente, o artigo se dedica a um panorama breve e geral acerca da trajetória histórica do programa IsF, evidenciando a relevância do programa no âmbito do ensino do alemão. Em seguida, a partir de Stanke (2011) e Nascimento (2015) discutimos as reflexões teóricas sobre o “alemão para fins específicos” que orientaram a criação do curso. Por fim, apresentamos a experiência de oferta do curso em âmbito local e nacional ao longo de 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU E LIMA, Denise et al. O programa Inglês sem Fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do Ensino Superior brasileiro. In: Sarmento, Simone; Abreu e Lima, Denise; Moraes Filho, Waldenor (org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 19-46, 2016.

ARMANI GALLI, Joice; SANTOS, Júlia Garcia; ECCARD, Pedro Camacho. O programa francês sem fronteiras/FSF na UFF e o “Fou Littéraire”: Uma experiência a ser compartilhada. Revista de Estudos de Cultura, [S. l.], v. 9, n. 23, 2024. DOI: 10.32748/revec.v9i23.20584. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revec/article/view/20584. Acesso em: 23 mar. 2024.

BOHUNOVSKY, Ruth. Alemão para brasileiros: com João Ubaldo Ribeiro em Berlim - ein thematisches Lehrwerk. Projekt (Curitiba), São Paulo, v. 43, p. 24-28, 2005.

CHAVES, G.; MARIANO, T. V.; VOERKEL, J. P. (2021). Deutsch lernen im Blended-Format: Erfahrungen mit dem brasilianischen Sprachlernprogramm „Idiomas sem Fronteiras - Alemão. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 42, p. 165–192, jan.

FISCHER, Eliana Gabriela. Ensino da lingua alemã instrumental na universidade. Um exemplo: alemão instrumental para filosofia. Trabalhos em Linguistica Aplicada, n. 16, p. 75-80, 1990.

GOLLIN-KIES, S.; HALL, D.; MOORE, S. Language for specific purposes. Palgrave Mcmillan, 2015.

HEITZ, Monica; BOLACIO, Ebal; HÖLLDAMPF, Katja. Alemão para fins acadêmicos: um curso voltado à prática linguística e cultural para os níveis A2/B1. In: Moura, Magali et al. (org.), Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, p. 183–200.

KÄRCHER-OBER, R.; HUNGER, S.; WERNER, S. German for specific purposes (GSP) – a pathway to studies in engineering at University of Duisburg-Essen. Proceedings of the 43rd Annual SEFI Conference, Orléans, 2015. disponível em: https://www.sefi.be/wp-content/uploads/2017/09/54727.KARCHNER.OBER_.pdf , Acesso em: 06 abril 2023.

MIRANDA, J. A. N; STALLIVIERI, L. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, 2017, p. 589-613.

MURMEL, Taciane Maria; SOUZA, Deborah Raymann de; WERNER, Emily Cassias; CHAVES, Giovanna Lorena Ribeiro; SOETHE, Paulo Astor. Fatores de Permanência ou Evasão em Cursos do IsF-Alemão: Uma Primeira Análise. In: ABREU E LIMA, Denise Martins de et al. Idiomas sem Fronteiras: multilinguismo, política linguística e internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021, p. 297-325.

NASCIMENTO, P.M.P. Curso de língua estrangeira para leitura: teoria e prática, com exemplos para o alemão. Diss. mestrado. USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2015.

NEUNER, G.; HUNFELD, H. Methoden des Fremdsprachlichen Unterrichts - eine Einführung. Langenscheidt, 1993.

SOETHE, Paulo A.; CHAVES, Giovanna L. R. Förderung der deutschen Sprache in Brasilien. In:AMMON, Ulrich; SCHMIDT, Gabriele (orgs.). Förderung der deutschen Sprache weltweit. Vorschläge, Ansätze und Konzepte. Berlim: De Gruyter, 2019, p. 887-910.

Stanke, Robrta Cristina Sol Fernandes. O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

STANKE, Roberta Cristina Sol Fernandes. O papel do professor no ensino de alemão para o fim específico da leitura. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 4, p. 935–961, 2011. DOI https://doi.org/10.1590/S1984-63982011000400008 Acesso em 06 abril 2024.

VOERKEL, Jean Paul. Deutsch als Chance. Ausbildung, Qualifikation und Verbleib von Absolventen brasilianischer Deutschstudiengänge. Tese de doutorado. Jena: ThULB, 2017. Disponível em https://www.db-thueringen.de/receive/dbt_mods_00033644. Acesso em: 06 abril 2024.

Downloads

Publicado em

8 de agosto de 2024

Como Citar

FILHO, E. S. B. .; GONDAR, A. F. P. . O curso de língua alemã instrumental para fins de leitura: experiências no contexto do IsF. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 3, p. e–2342, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12753048. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2342. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

n. 3 - 2024 - Dossier: As línguas no contexto universitário: internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo