O curso de língua alemã instrumental para fins de leitura: experiências no contexto do IsF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12753048
Palavras-chave: Alemão instrumental; Idiomas sem Fronteiras; Internacionalização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da experiência de reimplementação do programa Idiomas sem Fronteiras - IsF em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Neste artigo, apresentamos a experiência de criação, no ano de 2022, e posterior oferta do curso “alemão instrumental para fins de leitura”. Inicialmente, o artigo se dedica a um panorama breve e geral acerca da trajetória histórica do programa IsF, evidenciando a relevância do programa no âmbito do ensino do alemão. Em seguida, a partir de Stanke (2011) e Nascimento (2015) discutimos as reflexões teóricas sobre o “alemão para fins específicos” que orientaram a criação do curso. Por fim, apresentamos a experiência de oferta do curso em âmbito local e nacional ao longo de 2023.

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Publicado em

8 de agosto de 2024

Como Citar

FILHO, E. S. B. .; GONDAR, A. F. P. . O curso de língua alemã instrumental para fins de leitura: experiências no contexto do IsF. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 3, p. e–2342, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.12753048. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2342. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

n. 3 - 2024 - Dossier: As línguas no contexto universitário: internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo