Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel

Autores

  • Lúcia de Fátima Santos Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas
  • Lídia Maria da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Gênero Cordel, Atitudes responsivas e táticas, Alunos do ensino fundamental

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.311

Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem como objetivo analisar os posicionamentos adotados por alunos do 9º ano do ensino fundamental diante das orientações das professoras, em atividades de produção do gênero cordel, observando atitudes responsivas e táticas com base nas reflexões de Bakhtin (1996, 1997) e De Certeau (2002, 2005), respectivamente. Na análise realizada, foram observadas expressões táticas e responsivas nas produções dos alunos, que subverteram, em alguns momentos, essas orientações, mas sem acontecer um distanciamento total da proposta apresentada pelas professoras.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

22 de outubro de 2023

Como Citar

SANTOS, L. de F. .; SANTOS, L. M. da S. . Atitudes responsivas e táticas na escrita do gênero cordel. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 3, n. 2, p. 117–149, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1828. Acesso em: 17 abr. 2024.

Seção

Artigos de temas livres