Literaturas francófonas na Universidade Federal do Ceará: currículo e experiências

Autores

  • Ticiana Telles Melo

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17958252

Palavras-chave:

Ensino de literatura em língua francesa, Formação de professores de Francês Língua Estrangeira, Currículo

Resumo

No presente artigo, propomos uma reflexão a respeito da situação do ensino da literatura em língua francesa no âmbito do Curso de Letras Português-Francês da Universidade Federal do Ceará (UFC), levando em consideração as novas orientações decorrentes do Projeto Pedagógico da matriz curricular adotada em 2023. Discutimos também o perfil do aprendiz do século XXI, bem como o papel da literatura no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras nos nossos dias. Com o intuito de alcançar esse objetivo, analisamos ainda a relevância desse componente no currículo, sua articulação com outras disciplinas da formação universitária e os efeitos desse diálogo interdisciplinar e polifônico na preparação do futuro professor de Francês como Língua Estrangeira. Por fim, a título de ilustração de experiências encetadas, nossa reflexão se encerra com a apresentação de algumas das iniciativas desenvolvidas, ao longo dos últimos anos, pela equipe docente junto aos estudantes de francês da graduação e da extensão da UFC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 2016.

CALVINO, Italo. Pourquoi lire les classiques. Paris: Folio, 2018.

CHNANE-DAVIN, Fatima. Le français, les littératures et les cultures en francophonie. In: CHISS, Jean-Louis (org.). Le FLE et la francophonie dans le monde. Paris: Armand Colin, 2021. p. 163- 194.

CONSEIL DE L’EUROPE. Le Cadre européen commun de références pour les langues: apprendre, enseigner, évaluer. Strasbourg: Unité des Politiques linguistiques, 2001. Disponível em: http://www.coe.int/lang-CECR. Acesso em: 19 jul. 2025.

CUQ, Jean-Pierre. Le FLE et la francophonie: institutions et acteurs. In: CHISS, Jean-Louis (org). Le FLE et la francophonie dans le monde. Paris: Armand Colin, 2021. p. 129-184.

CUQ, Jean-Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: PUG, 2017.

GENETTE, Gérard. Seuils. Paris: Seuil, 1987.

GODARD, Anne (org.). La littérature dans l’enseignement du FLE. Paris: Didier, 2015.

MORIN, Edgar. La tête bien faite: repenser la réforme, réformer la pensée. Paris: Seuil, 1999.

PUREN, Christian. Variations sur la perspective de l'agir social en didactique des langues-cultures étrangères. In: ROSEN, Évelyne (org.) Recherches et applications n.45: le français dans le monde, la perspective actionnelle et l'approche par les tâches en classe de langue. Paris: CLE International, 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Downloads

Publicado

20-12-2025

Como Citar

MELO, Ticiana Telles. Literaturas francófonas na Universidade Federal do Ceará: currículo e experiências . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 4, p. e7275, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17958252. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/7275. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 4 - 2025: Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.