Venezolanos/as en las escuelas brasileñas: reflexiones y estrategias desde la educación plurilingüe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10729933
Palavras-chave: Educación. Enfoques plurales. Interculturalidad. Migración. Venezuela.

Resumo

O artigo aborda a questão migratória na educação por meio de um balanço teórico sobre as abordagens plurais e a educação intercultural, evidenciando a potência dos conceitos de plurilinguismo e interculturalidade e seus possíveis usos no contexto de diversidade e migração escolar venezuelana no Brasil. Além disso, apresentamos e analisamos duas ações didáticas realizadas em uma escola pública de João Pessoa, no nordeste brasileiro, no âmbito de uma pesquisa de doutorado e um programa de extensão universitária. Destas experiências, destacamos a necessidade de pensar e construir um modelo de escola intercultural e plurilíngue a partir de um olhar interdisciplinar que contemple os estudos sobre cultura, língua, educação e diversidade. Da mesma forma, ressaltamos a necessidade de políticas públicas e ações pedagógicas que valorizem os repertórios linguísticos e culturais dos estudantes migrantes nas escolas.

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Biografia do Autor

Daniel Guillermo Gordillo Sánchez, UFPB

Doctor en Educación por la Universidad Federal de Paraíba. Antropólogo. Investigador y docente en las áreas de enseñanza de lenguas (español/portugués), educación intercultural y migración internacional.

Angela Maria Erazo Munoz, Universidade Federal da Paraíba

Doctora en Ciencias del Lenguaje, especialidad en lingüística y didáctica por la Universidad de Grenoble – Alpes, Francia. Actualmente es profesora adjunta en la Universidad Federal de Paraíba en el Departamento de Mediaciones Interculturales, DMI, impartiendo clases para el Bachillerato en Lenguas Extranjeras Aplicadas a las Negociaciones Internacionales.

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Publicado em

29 de fevereiro de 2024

Como Citar

GORDILLO SÁNCHEZ, D. G.; MUNOZ, A. M. E. . Venezolanos/as en las escuelas brasileñas: reflexiones y estrategias desde la educación plurilingüe. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 1, p. e1909, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10729933. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1909. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

n.1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários