Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS

Autores

  • Eleny Gianini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Niédja Maria Ferreira de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Shirley Barbosa das Neves Porto Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Extensão universitária, Formação continuada, Ensino de LIBRAS, Docentes surdos

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.585

Este artigo se constitui como um relato de nossa experiência pelos caminhos da extensão universitária, que realizamos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desde os anos de 1983. Ao apresentarmos nossas ações na formação continuada de docentes de LIBRAS, discorremos sobre as concepções de educação de surdos (SAKCS, 1998; SKLIAR, 1999; MOURA, 2000, entre outros) e as visões sobre ensino de língua vigentes ao longo desse processo, no espaço de Escolas para surdos e no contexto geral da linguística, em cada período (TRAVAGLIA, 1996; LACERDA E OUTROS, 2000; SLOMSKY, 2010; FUZA E OUTROS, 2011), embasadas em princípios norteadores do processo de formação docente (FACCI, 2004; GUIMARÃES, 2004; VÁSQUESZ, 2007; GIANINI, 2012). Concomitantemente, apresentamos nossas impressões e algumas considerações sobre esse processo, para nós importante, pois se contribuímos para a profissionalização dos docentes surdos de LIBRAS, certamente eles contribuíram para a nossa. Por fim, concluímos acreditando que a formação coletiva e continuada fortalece o enfrentamento das adversidades na busca da conquista por escolas bilíngues públicas de qualidade que venham a atender os anseios da comunidade surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

GIANINI, E. .; LIMA, N. M. F. de .; PORTO, S. B. das N. . Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 79–92, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1743. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)