Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.585
Este artigo se constitui como um relato de nossa experiência pelos caminhos da extensão universitária, que realizamos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desde os anos de 1983. Ao apresentarmos nossas ações na formação continuada de docentes de LIBRAS, discorremos sobre as concepções de educação de surdos (SAKCS, 1998; SKLIAR, 1999; MOURA, 2000, entre outros) e as visões sobre ensino de língua vigentes ao longo desse processo, no espaço de Escolas para surdos e no contexto geral da linguística, em cada período (TRAVAGLIA, 1996; LACERDA E OUTROS, 2000; SLOMSKY, 2010; FUZA E OUTROS, 2011), embasadas em princípios norteadores do processo de formação docente (FACCI, 2004; GUIMARÃES, 2004; VÁSQUESZ, 2007; GIANINI, 2012). Concomitantemente, apresentamos nossas impressões e algumas considerações sobre esse processo, para nós importante, pois se contribuímos para a profissionalização dos docentes surdos de LIBRAS, certamente eles contribuíram para a nossa. Por fim, concluímos acreditando que a formação coletiva e continuada fortalece o enfrentamento das adversidades na busca da conquista por escolas bilíngues públicas de qualidade que venham a atender os anseios da comunidade surda.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.