Efeitos da intercompreensão escrita de línguas românicas na compreensão de textos em língua inglesa em uma turma da EJA
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.873
Este artigo apresenta parte dos resultados obtidos numa pesquisa de mestrado, que mostram como uma abordagem plurilíngue centrada na Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) pode refletir na compreensão de textos em língua inglesa (LI). A pesquisa foi realizada com nove alunos de uma turma da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, que participaram de um curso plurilíngue envolvendo quatro línguas românicas (espanhol, italiano, francês e, como língua de comunicação, português) e a língua inglesa. Durante e ao término do curso, os aprendizes responderam a questionários de autoavaliação e realizaram uma atividade de compreensão escrita em inglês utilizando a técnica do protocolo verbal (COHEN, 1996). Como a maioria dos alunos não se percebe como capazes de compreender a LI, a nossa hipótese foi a de que, partindo da leitura de línguas aparentadas e, portanto, mais próximas do português, poderíamos provocar maior abertura para a leitura em uma língua não-românica, o inglês. O estudo indicou que a proximidade linguística e a observação do uso de estratégias na ILR contribuíram para a compreensão de textos em LI e assim para uma maior valorização de suas potencialidades e de seu conhecimento prévio tanto das línguas românicas quanto da língua inglesa. Os resultados apontam também para um aumento da autoconfiança para compreender textos em línguas românicas e em língua inglesa, maior consciência sobre o próprio processo de leitura, como também parece ter contribuído para a mudança de atitude.
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