Ressignificação da disciplina de libras em uma universidade federal de Mato Grosso do Sul: retrato do antes e depois o decreto 5.626/05
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436643Résumé
O presente estudo tem como objetivo analisar a história da disciplina de Libras no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Câmpus Pantanal – CPAN, no período anterior e posterior ao Decreto nº 5.626/2005 que a regulariza como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério.A seleção da referida instituição se fez pelo fato de que a mesma oferta o curso de Pedagogia desde antes o decreto 5.626/05, até os dias atuais. Para tanto, foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do curso de Pedagogia em um recorte temporal de 2000 a 2020, a fim de analisar como a disciplina vem sendo implantada no curso. Os resultados evidenciaram que no período anterior a publicação do decreto não havia disciplina de Libras, somente após a obrigatoriedade que o curso passou a oferecer a disciplina, apesar disso, a carga horária passou a ser diminuída a partir da atualização e vigor de cada PPC. Consideramos que a disciplina de Libras aparece no currículo com pouca visibilidade, assim apontamos para a necessidade de reformulação a organização da disciplina dentro do curso, a fim de formar professores capazes de atender as especificidades dos estudantes surdos na educação básica.
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