Leitura de contos fantásticos argentinos nas aulas de ELE do Ensino Médio: uma proposta de abordagem comparada
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.14542560Résumé
O presente estudo objetiva refletir sobre a promoção da leitura da literatura hispânica no Ensino Médio a partir de uma proposta de abordagem comparada dos contos “La casa de azúcar”, de Silvina Ocampo, e “El otro”, de Jorge Luis Borges. Cabe frisar que a escolha dos mencionados textos literários foi motivada pela constatação de que ambos os autores argentinos se destacaram na história da literatura fantástica e por explorarem o tema do duplo, o qual pode aproximar os leitores desta etapa educativa da leitura literária, uma vez que tratam de questões identitárias que, geralmente, mobilizam os jovens. Além disso, o fato de os escritores serem de sexos diferentes, também contribui para gerar reflexões sobre a igualdade de gênero nas Letras. Para atingir o objetivo proposto, dividimos nosso trabalho em três seções. Inicialmente, discutimos alguns conceitos relacionados com a literatura fantástica e expomos seus principais temas, evidenciando sua potencialidade para a formação de leitores (as). Em seguida, refletimos sobre o desenvolvimento da literatura fantástica na Argentina, enfatizando as contribuições de Ocampo e de Borges. Por fim, apresentamos uma proposta de abordagem comparatista, conectada com os princípios da leitura subjetiva e os documentos oficiais de ensino que regem a educação básica, dos contos “La casa de azúcar” e “El otro” para ser desenvolvida nas aulas de espanhol no Ensino Médio.
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