Leitura de contos fantásticos argentinos nas aulas de ELE do Ensino Médio: uma proposta de abordagem comparada

Autores

  • Regineide Vidal UFCG
  • Isis Milreu Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14542560
Palavras-chave: Literatura fantástica argentina. Literatura comparada e ensino de ELE. Jorge Luis Borges. Silvina Ocampo. Duplo.

Resumo

O presente estudo objetiva refletir sobre a promoção da leitura da literatura hispânica no Ensino Médio a partir de uma proposta de abordagem comparada dos contos “La casa de azúcar”, de Silvina Ocampo, e “El otro”, de Jorge Luis Borges. Cabe frisar que a escolha dos mencionados textos literários foi motivada pela constatação de que ambos os autores argentinos se destacaram na história da literatura fantástica e por explorarem o tema do duplo, o qual pode aproximar os leitores desta etapa educativa da leitura literária, uma vez que tratam de questões identitárias que, geralmente, mobilizam os jovens. Além disso, o fato de os escritores serem de sexos diferentes, também contribui para gerar reflexões sobre a igualdade de gênero nas Letras. Para atingir o objetivo proposto, dividimos nosso trabalho em três seções. Inicialmente, discutimos alguns conceitos relacionados com a literatura fantástica e expomos seus principais temas, evidenciando sua potencialidade para a formação de leitores (as). Em seguida, refletimos sobre o desenvolvimento da literatura fantástica na Argentina, enfatizando as contribuições de Ocampo e de Borges. Por fim, apresentamos uma proposta de abordagem comparatista, conectada com os princípios da leitura subjetiva e os documentos oficiais de ensino que regem a educação básica, dos contos “La casa de azúcar” e “El otro” para ser desenvolvida nas aulas de espanhol no Ensino Médio.

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Publicado em

23 de dezembro de 2024

Como Citar

VIDAL, R.; MILREU, I. Leitura de contos fantásticos argentinos nas aulas de ELE do Ensino Médio: uma proposta de abordagem comparada. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 4, p. e3390, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14542560. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3390. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

n. 4 - 2024 Dossiê: Literatura comparada e ensino de literatura