Crônicas brasileiras e o ensino antirracista de língua portuguesa no Sertão de Pernambuco

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10059928
Mots-clés : Antirracismo, Crônicas, Língua Portuguesa, Projeto de Residência Pedagógica

Résumé

O presente artigo discute a elaboração e execução de uma oficina de língua portuguesa sobre o gênero textual crônica para alunos do nono ano de uma escola estadual no Sertão de Pernambuco. A oficina, com duração de quatro horas, ocorreu durante o terceiro bimestre de 2019, e integrou as atividades do Programa de Residência Pedagógica, sendo executada por licenciandas em Letras com apoio e orientação da professora de língua portuguesa da referida escola e da professora orientadora do Programa. O planejamento da Oficina buscou aliar o ensino de língua portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental e a construção de conhecimentos sobre o gênero crônica aos princípios pedagógicos da educação decolonial e antirracista por meio da relação temática entre textos de diferentes autores brasileiros e da relação entre textos verbais e audiovisuais. A escolha dos textos levou em consideração a necessidade de se construir no cotidiano escolar práticas de ensino de língua materna pautadas na sensibilização para a temática racial e de classe bem como na reflexão acerca de manifestações de discriminações, preconceitos, racismo e processos de subalternização do outro por meio da linguagem. A oficina contemplou, assim, os propósitos de uma pedagogia de multiletramentos, preconizada pela Base Nacional Curricular Comum, e a demanda de uma educação linguística que desconstrua práticas e conhecimentos hegemônicos, priorize a diversidade dos saberes e fomente a compreensão de questões políticas, econômicas e sociais do seu país e da formação dos alunos enquanto cidadãos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Larissa de Pinho Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta da UFRPE-UAST. Doutora em Linguística pela UFPE. Mestra em Linguística pela UFPE,
Especialista em Língua e Literatura Inglesa (FAFIRE-PE).

Janaina de Lima Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPEUAST) em Licenciatura Plena em letras português/inglês. Atua na área de línguas e práticas educacionais de coloniais.

Références

ALMEIDA, S. O que é Racismo Estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.

ALMEIDA, M. A. B.; SANCHEZ, L. P. Implementação da Lei 10.639/2003 – competências, habilidades e pesquisas para a transformação social. In: Revista Pro-posições, vol. 28, n.1. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pp/v28n1/1980-6248-pp-28-01-00055.pdf Acesso em: 15 de Jun. 2020.

ALVEZ, S. S. Letramento racial crítico e práticas educacionais no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro: a formação continuada de professores da sala de leitura e suas narrativas. Dissertação. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro. 2018. Disponível em: http://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/104_Samanta%20dos%20Santos%20Alves.pdf Acesso em 15 de jun. 2020

BATISTA, W. M. Resenha. A inferiorização dos negros a partir do racismo estrutural. In: Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, vol. 9, n. 4, pp. 2581-2589, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rdp/v9n4/2179-8966-rdp-9-4-2581.pdf Acesso em 15 de jun. 2020

BESERRA, B. de L. R.; LAVERGNE, R. L. Racismo e educação no Brasil. Recife: UFPE, 2018. 161p.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf, acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/MEC, 2004.

BRASIL. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: SECAD/MEC, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 17 Jun. 2020.

BRASIL. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, SECADI, 2013. Disponível em: https://editalequidaderacial.ceert.org.br/pdf/plano.pdf Acesso em: 10 Jun. 2020.

CAVALLEIRO, E. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: ___. Racismo e anti-racismo na educação: repensando a escola. São Paulo: Selo Negro, 2001, pp. 141-60.

DEBUS, E. S. D. A literatura infantil contemporânea e a temática étnico-racial: mapeando a produção. Disponível no site www.alb.com.br/anais16, acesso em 27 de março de 2021.

DIOP, C. A. The cultural unity of black Africa: the domains of matriarchy and patriarchy on Classical Antiquity. Londres: Karnak House, 1989.

FERREIRA, A. de J.. 2. ed., Cascavel, PR: Assoeste, 2006. Formação de Professores Raça/Etnia reflexões e sugestões de materiais de ensino em português e inglês

FERREIRA, A. de J. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. In: Revista de Educação Pública, vol. 21, n. 46, p. 275-288, 2012. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/408 Acesso em 20 de maio de 2020.

FERREIRA, A. de J. Teoria racial crítica e letramento racial crítico: Narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. In: Revista da ABPN, v. 6, n. 14, pp. 236-263, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269395243_Teoria_Racial_Critica_e_Letramento_Racial_Critico_Narrativas_e_Contranarrativas_de_Identidade_Racial_de_Professores_de_Linguas_Critical_Race_Theory_and_Critical_Race_Literacy_Narratives_and_Counternar Acesso em: Acesso em 20 de maio de 2020.

IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. In: Estudos e Pesquisas, Informação Demográfica e Socioeconômica, v. 41. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf Acessado em: 20 maio de 2020

LIMA, J. A. S. A Origem da Discriminação Racial até a Contemporaneidade. In: Novas epistemes e narrativas contemporâneas - Anais do V Congresso Internacional de História. Jataí/GO: Gráfica UFG, 2016. Disponível em: http://www.congressohistoriajatai.org/2016/resources/anais/6/1471205771_ARQUIVO_CAPITULOPARACONGRESSO.pdf Acesso em: 04 jun. 2020

LIMA, B. O Brasil é Um País Rico. Marginália. 1920. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000173.pdf. Acesso em 13 jun. 2020.

LISPECTOR, C. Felicidade Clandestina. Conto Brasileiro, 2013. Disponível em: https://contobrasileiro.com.br/felicidade-clandestina-conto-de-clarice-lispector/Acesso em: 13 jun. 2020.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, pp. 19-36.

MELO, G.C.V. O lugar da raça na sala de aula de inglês. In: Revista da ABPN, v. 17, n. 07, pp. 65-81, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/298067693_O_LUGAR_DA_RACA_NA_SALA_DE_AULA_DE_INGLES Acesso em 20 de maio de 2020

MONCLAR, J. A última Crônica. Curta-metragem. Academia Internacional de Cinema. Rio de Janeiro. col. son. 07 min. 2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bw0K2ISQ63I Acesso em: Acesso em 20 de maio de 2020

MOORE, C. Racismo e sociedade. Belo Horizonte: Novos horizontes, 2007.

MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília, Ministério da Educação - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

OLIVEIRA, L. F. Pedagogia decolonial e didática antirracista, pp. 1-17, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/36079732/Pedagogia_decolonial_e_did%C3%A1tica_antirracista.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

OLIVEIRA, M. A. de J. Negros personagens nas narrativas literárias infantojuvenis brasileiras: 1979-1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação da UNEB, Salvador, 2003

PRATA, M. Quem tem medo de mortadela. In: Crônica, Itatiba, 2010. Disponível em: http://cronicaeetc.blogspot.com/2010/07/modismo-e-conosco-mesmo.html. Acesso em 13 jun. 2020.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur. CLACSO: Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2005, pp. 107-130.

RIBEIRO, K. A importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a lei 10639/03. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ensino) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/kati%C3%BAscia_ribeiro_-_dissertac%CC%A7a%CC%83o_final.pdf Acesso em 13 jun. 2020.

SABINO, F. A Última Crônica. In: Para gostar de ler: crônicas. vol. 5. São Paulo: Ática, 2003.

SANTOS, L. de F. A. dos. Leitura e práticas discursivas étnico-raciais em aulas de língua portuguesa. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2019/11/REDUZIDO-Leitura-e-praticas-discursivas-etnico-raciais-em-aulas-de-lingua-portuguesa.pdf Acesso em 17 jun. 2020

SILVA, S. A Presença Da Literatura Nas Escolas E A Abordagem Das Questões Étnico-Raciais. In Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. FARIAS, Isabel Maria Sabino de Farias et al. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro2/A%20PRESEN%C3%87A%20DA%20LITERATURA%20NAS%20ESCOLAS%20E%20A%20ABORDAGEM%20DAS%20QUEST%C3%95ES%20%C3%89TNICO%20RACIAIS.pdf Acesso em: 27 março 2021

VERISSIMO, L. F. Provocações. In: Recanto das Letras. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/contos/1854904 Acesso em 13 jun. 2020.

WALSH, C., OLIVEIRA, L. F., & CANDAU, V. M. (2018). Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, v. 26, n. 83. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3874 Acesso 25 jun. 2020. Acesso em: 20 jun. 2020.

Publiée

octobre 1, 2021

Comment citer

CAVALCANTI, L. de P.; FERREIRA, J. de L. Crônicas brasileiras e o ensino antirracista de língua portuguesa no Sertão de Pernambuco. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 186–207, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10059928. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1942. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Des articles