Da escrita para a escrita: processos de retextualização na carta do leitor

Auteurs

  • Valfrido da Silva Nunes Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas
Mots-clés : Retextualização, E-mail, Carta do leitor, Esfera jornalística

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.761

Este artigo tem como finalidade principal encetar uma discussão a respeito do fenômeno da retextualização, partindo do oral para o escrito, na perspectiva de Marcuschi (2010), para se chegar à retextualização entre textos escritos. Tendo como base teórica a Linguística Textual, este estudo caracteriza-se como essencialmente qualitativo, a partir da análise de um gênero que comumente emerge de um processo de retextualização na esfera jornalística: a carta do leitor. Nesse sentido, faz-se um cotejo entre um e-mail enviado pelo leitor do jornal e a sua respectiva publicação na forma de carta no Jornal do Commercio de Pernambuco. Os resultados evidenciam que diferentes operações são realizadas pelo editor do jornal, caracterizando a carta do leitor como um gênero retextualizado, ao mesmo tempo em que se devem considerar as relações de forças e o jogo de interesses aí subjacentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Valfrido da Silva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Linguística. Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Faculdade de Letras. Universidade Federal de Alagoas, Maceió. Líder do GETEL – Grupo de Estudos do Texto e da Leitura: perspectivas interdisciplinares

Références

BEAUGRANDE, R. New foundations for a Science of text and discourse: cognition, communication and freedom of access to knowledge and society. Norwood, New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1997.

BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.

FRAZÃO, T. J. Sistema de cotas e discurso da imprensa: o que é publicado e a reação da opinião pública. Recife: FCAP Books, 2007.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: W M F Martins Fontes, 2009.

LEMOS, A. Cartas de leitores: cartas (ainda) fechadas. In: NEOTTI, C. (Org.) Comunicação e consciência crítica. São Paulo: Edições Loyola, 1979. p. 191-213.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MATENCIO, M. L. M. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. Anais do III Congresso Internacional da ABRALIN, março de 2003.

MELO, C. T. V. “Cartas à redação”: uma abordagem discursiva. 1999. 281 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1999.

MESQUITA, M. O jornalismo em análise: a coluna do provedor dos leitores. Coimbra: Minerva, 1998.

NASCIMENTO, A. B. A retextualização como instrumento de manipulação no discurso jurídico penal. 2007. 182 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

NUNES, V. S. O gênero carta do leitor no Jornal do Commercio de Pernambuco: uma abordagem sociorretórica. 2012. 236 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.

SILVEIRA, J. Carta do leitor: uma resposta crítica. In: NEOTTI, C. (Org.) Comunicação e consciência crítica. São Paulo: Edições Loyola, 1979. p. 185-189.

SILVEIRA, M. I. M. Retextualização: aspectos teóricos e práticos. In: CAVALCANTE, M. A.; FREITAS, M. L. Q. (Org.). O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais: eventos e práticas de letramento. Maceió: EDUFAL, 2008. p. 169-178.

Publiée

octobre 16, 2023

Comment citer

NUNES, V. da S. .; SILVEIRA, M. I. M. . Da escrita para a escrita: processos de retextualização na carta do leitor. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 115–131, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1626. Acesso em: 22 juill. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres