Da escrita para a escrita: processos de retextualização na carta do leitor

Authors

  • Valfrido da Silva Nunes Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas
Keywords: Retextualização, E-mail, Carta do leitor, Esfera jornalística

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.761

Este artigo tem como finalidade principal encetar uma discussão a respeito do fenômeno da retextualização, partindo do oral para o escrito, na perspectiva de Marcuschi (2010), para se chegar à retextualização entre textos escritos. Tendo como base teórica a Linguística Textual, este estudo caracteriza-se como essencialmente qualitativo, a partir da análise de um gênero que comumente emerge de um processo de retextualização na esfera jornalística: a carta do leitor. Nesse sentido, faz-se um cotejo entre um e-mail enviado pelo leitor do jornal e a sua respectiva publicação na forma de carta no Jornal do Commercio de Pernambuco. Os resultados evidenciam que diferentes operações são realizadas pelo editor do jornal, caracterizando a carta do leitor como um gênero retextualizado, ao mesmo tempo em que se devem considerar as relações de forças e o jogo de interesses aí subjacentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valfrido da Silva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Linguística. Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Faculdade de Letras. Universidade Federal de Alagoas, Maceió. Líder do GETEL – Grupo de Estudos do Texto e da Leitura: perspectivas interdisciplinares

References

BEAUGRANDE, R. New foundations for a Science of text and discourse: cognition, communication and freedom of access to knowledge and society. Norwood, New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1997.

BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.

FRAZÃO, T. J. Sistema de cotas e discurso da imprensa: o que é publicado e a reação da opinião pública. Recife: FCAP Books, 2007.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: W M F Martins Fontes, 2009.

LEMOS, A. Cartas de leitores: cartas (ainda) fechadas. In: NEOTTI, C. (Org.) Comunicação e consciência crítica. São Paulo: Edições Loyola, 1979. p. 191-213.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MATENCIO, M. L. M. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. Anais do III Congresso Internacional da ABRALIN, março de 2003.

MELO, C. T. V. “Cartas à redação”: uma abordagem discursiva. 1999. 281 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1999.

MESQUITA, M. O jornalismo em análise: a coluna do provedor dos leitores. Coimbra: Minerva, 1998.

NASCIMENTO, A. B. A retextualização como instrumento de manipulação no discurso jurídico penal. 2007. 182 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

NUNES, V. S. O gênero carta do leitor no Jornal do Commercio de Pernambuco: uma abordagem sociorretórica. 2012. 236 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.

SILVEIRA, J. Carta do leitor: uma resposta crítica. In: NEOTTI, C. (Org.) Comunicação e consciência crítica. São Paulo: Edições Loyola, 1979. p. 185-189.

SILVEIRA, M. I. M. Retextualização: aspectos teóricos e práticos. In: CAVALCANTE, M. A.; FREITAS, M. L. Q. (Org.). O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais: eventos e práticas de letramento. Maceió: EDUFAL, 2008. p. 169-178.

Published

October 16, 2023

How to Cite

NUNES, V. da S. .; SILVEIRA, M. I. M. . Da escrita para a escrita: processos de retextualização na carta do leitor. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 115–131, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1626. Acesso em: 22 jul. 2024.

Section

Artigos de temas livres