A formação dos professores de língua portuguesa sob a ótica da Transposição Didática: o conhecimento linguístico agregado à educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15611600Palabras clave:
Transposição didática, Gramática internalizada, Ensino de português, Gramática nuclear, Gramática periféricaResumen
A grande distância existente entre a língua falada e a língua escrita faz com que falantes de português brasileiro (PB) não reconheçam a sua língua materna quando iniciam sua escolarização, pois se encontram diante de regras e prescrições que não se assemelham à língua que já conhecem. De fato, a escola ainda valoriza a tradição gramatical em detrimento de outras variantes do PB, apesar dos avanços realizados pela pesquisa linguística. Para que tais avanços cheguem à educação básica, cabe aos professores estarem cientes dos problemas e debates em torno da educação do PB na escola e realizarem a Transposição Didática desse conhecimento de forma eficiente. O presente trabalho teve como objetivo analisar o caminho do objeto de conhecimento linguístico desde a academia, quando surge, até a sala de aula, observando em quais etapas da Transposição Didática o professor pode atuar buscando agregar os conhecimentos presentes na Língua-I dos alunos aos objetos alvo da aula de português. Para tanto, selecionamos dois fenômenos do PB: as estruturas com verbos inacusativos e inergativos e a voz passiva sintética, buscando enriquecer as reflexões quanto à estrutura da Língua-I de alunos e professores e como elas interagem na sala de aula. Nos valemos, ainda, destes dois fenômenos para analisar as contradições presentes na Língua-I dos falantes do PB, resultantes das diferenças existentes entre as línguas falada e escrita, e apresentar uma proposta de introdução destas questões à sala de aula, buscando promover uma reflexão crítica e científica sobre a língua materna.
Descargas
Citas
BORGES NETO, J. Ensinar gramática na escola? ReVel. N 7. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.
CHEVALLARD, Y. On didactic transposition theory: some introductory notes. In: Proceedings of the International Symposium on Selected Domains of Research and Development in Mathematics Education, 1989, Bratislava. Anais ... Bratislava, 1989, p. 51- 62.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: Del saber sabio al saber enseñado. Traduzido por Claudia Gilman. Editora Aique: Buenos Aires, 1991.
CHOMSKY, N. Lectures on Government and Binding. Dordrecht: Foris, 1981.
CHOMSKY, N. Sobre Natureza e Linguagem. Adriana Belletti e Luigi Rizzi (Orgs.). Rio de Janeiro, Ed. PUC - São Paulo: Loyola. 2006.
KATO, M. A. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, M. A., TEIXEIRA, E. K., LEMOS A. S. Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga. 2005.
KATO, M. A. A gramática nuclear e a língua-I do brasileiro. In: MARTINS, M. A., Gramática e ensino, Editora UFRN, 2013.
MELO, A. L. O., PAULA, M. N. A teoria da transposição didática aplicada ao ensino de português como língua materna: reflexões sobre a formação de professores e os objetivos do ensino de gramática na escola. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line), v.2022, p.149 - 166, 2022.
NUNES, J. O famigerado SE: Uma análise sincrônica e diacrônica das construções com se apassivador e indeterminador. Tese de Mestrado. UNICAMP. 1990.
PIRES DE OLIVEIRA, R. P.; QUAREZEMIN, S. Gramáticas na escola. São Paulo: Editora Vozes, 2016.
PEDROSO, J. F. Verbos inacusativos versus verbos inergativos: Evidências sintáticas para demonstrar as diferenças de comportamentos. Trabalho de conclusão de curso. UFFS. 2019.
PERLMUTTER, D. M. Impersonal Passives and the Unaccusative Hypothesis. Impersonal Passives and the Unaccusative Hypothesis, 1978.
PILATI, E. N. S. Linguística, Gramática e Aprendizagem Ativa. Editora Pontes, 2017.
TELES, R. A., TAVARES, L. R. O professor de Língua Portuguesa e o ensino da gramática: licenciatura e ensino básico em uma perspectiva circular. Discursividades - vol. 8. n. 1. 2021.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 3ª edição. São Paulo, Cortez, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Letras Raras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.






