A formação dos professores de língua portuguesa sob a ótica da Transposição Didática: o conhecimento linguístico agregado à educação básica

Autores/as

  • Ana Luiza Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mayara Nicolau De Paula Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15611600

Palabras clave:

Transposição didática, Gramática internalizada, Ensino de português, Gramática nuclear, Gramática periférica

Resumen

A grande distância existente entre a língua falada e a língua escrita faz com que falantes de português brasileiro (PB) não reconheçam a sua língua materna quando iniciam sua escolarização, pois se encontram diante de regras e prescrições que não se assemelham à língua que já conhecem. De fato, a escola ainda valoriza a tradição gramatical em detrimento de outras variantes do PB, apesar dos avanços realizados pela pesquisa linguística. Para que tais avanços cheguem à educação básica, cabe aos professores estarem cientes dos problemas e debates em torno da educação do PB na escola e realizarem a Transposição Didática desse conhecimento de forma eficiente. O presente trabalho teve como objetivo analisar o caminho do objeto de conhecimento linguístico desde a academia, quando surge, até a sala de aula, observando em quais etapas da Transposição Didática o professor pode atuar buscando agregar os conhecimentos presentes na Língua-I dos alunos aos objetos alvo da aula de português. Para tanto, selecionamos dois fenômenos do PB: as estruturas com verbos inacusativos e inergativos e a voz passiva sintética, buscando enriquecer as reflexões quanto à estrutura da Língua-I de alunos e professores e como elas interagem na sala de aula. Nos valemos, ainda, destes dois fenômenos para analisar as contradições presentes na Língua-I dos falantes do PB, resultantes das diferenças existentes entre as línguas falada e escrita, e apresentar uma proposta de introdução destas questões à sala de aula, buscando promover uma reflexão crítica e científica sobre a língua materna.

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Publicado

2025-06-07

Cómo citar

MELO, Ana Luiza; DE PAULA, Mayara Nicolau. A formação dos professores de língua portuguesa sob a ótica da Transposição Didática: o conhecimento linguístico agregado à educação básica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6276 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15611600. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6276. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

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