Uma linguística de línguas orais e sinalizadas

Autores/as

  • Paulo Jeferson Pilar Araújo USP
Palabras clave: Efeitos de modalidade, Línguas de sinais, Línguas orais, Evidências convergentes

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.580

Discute-se a possibilidade de uma linguística que encare as duas modalidades de língua, orais e sinalizadas, de uma forma mais integrada, de modo que os possíveis efeitos de modalidade sejam vistos não como pontos de divergência, mas de convergência nas investigações sobre a linguagem humana. Argumenta-se ainda que tal posicionamento não enfraquece o estatuto da linguística das línguas de sinais, pelo contrário, reafirma a particularidade da área. Defende-se que atentar para as duas modalidades de línguas concomitantemente traz muitos mais ganhos, teóricos, descritivos e metodológicos, do que simplesmente haver pesquisas em áreas separadas para depois buscar-se uma integração de resultados de pesquisas. Nesse ponto, o conceito de “evidência convergente” em linguística surge como o fio embasador para a consolidação de uma linguística, grosso modo, bimodal. Para tanto, discutem-se as semelhanças e diferenças entre línguas orais e sinalizadas, como também os efeitos de modalidade, para então se fazer um posicionamento teórico e metodológico em relação às duas modalidades de línguas sem desconsiderar um pluralismo epistemológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Jeferson Pilar Araújo, USP

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo-USP. Professor Adjunto no Curso de Letras-LIBRAS
da Universidade Federal de Roraima-UFRR. Líder do ‘Laboratório de Pesquisas em Línguas Orais e SinalizadasLaPLOS.

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

ARAÚJO, P. J. P. . Uma linguística de línguas orais e sinalizadas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 49–63, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1741. Acesso em: 16 may. 2024.

Sección

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas