Os sinais de Letras na Libras: colonização ou línguas em contato?

Autores

  • Nelson Pimenta Castro UFSC
  • Geisielen Santana Valsechi UFSC
  • Luiz Carlos Barros de Freitas UFRJ
Palavras-chave: LIBRAS, Colonialismo linguístico, Línguas em contato

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.582

Este é um estudo que propõe uma reflexão a partir das discussões bastante polarizadas em diversas comunidades surdas desta segunda década do milênio sobre a existência dos sinais produzidos em línguas de sinais (LS) com letras do alfabeto como produto da influência das línguas orais (LO) como línguas hegemônicas e colonialistas (FREITAS, 2009, 2013) e, de outro lado, como resultado do fenômeno de línguas em contato (RODRIGUES et al, 2014). Baseia-se nos dados gerados em narrativas (FABRÍCIO et al in PEREIRA, 2009) de seis surdos brasileiros jovens, acadêmicos e usuários da Libras[1] e um surdo adulto francês, professor universitário e usuário da LSF[2]. O estudo faz uma análise micro etnográfica (GARCEZ et al, 2014) de abordagem metodológica qualitativa e interpretativa (SILVERMAN, 2011). Os resultados demonstraram a qualificação do discurso surdo da atualidade e que o uso de letras nos sinais das línguas de sinais pode representar, em alguma medida, uma contribuição para o aprofundamento da construção do conhecimento surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Pimenta Castro, UFSC

Prof. Me. Nelson Pimenta de Castro, doutorando em Estudos de Tradução pela UFSC, professor do INES -
Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Geisielen Santana Valsechi, UFSC

Profa. Me. Geisielen Santana Valsechi, mestra em Estudos de Tradução pela UFSC, professora do Colégio de Aplicação da UFSC.

Luiz Carlos Barros de Freitas, UFRJ

Prof. Me. Luiz Carlos Barros de Freitas, doutorando em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio/UFRJ, professor da Faculdade de Letras da UFRJ.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

CASTRO, N. P. .; VALSECHI, G. S. .; FREITAS, L. C. B. de . Os sinais de Letras na Libras: colonização ou línguas em contato?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 64–78, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1742. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas