Uma linguística de línguas orais e sinalizadas

Autores

  • Paulo Jeferson Pilar Araújo USP
Palavras-chave: Efeitos de modalidade, Línguas de sinais, Línguas orais, Evidências convergentes

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.580

Discute-se a possibilidade de uma linguística que encare as duas modalidades de língua, orais e sinalizadas, de uma forma mais integrada, de modo que os possíveis efeitos de modalidade sejam vistos não como pontos de divergência, mas de convergência nas investigações sobre a linguagem humana. Argumenta-se ainda que tal posicionamento não enfraquece o estatuto da linguística das línguas de sinais, pelo contrário, reafirma a particularidade da área. Defende-se que atentar para as duas modalidades de línguas concomitantemente traz muitos mais ganhos, teóricos, descritivos e metodológicos, do que simplesmente haver pesquisas em áreas separadas para depois buscar-se uma integração de resultados de pesquisas. Nesse ponto, o conceito de “evidência convergente” em linguística surge como o fio embasador para a consolidação de uma linguística, grosso modo, bimodal. Para tanto, discutem-se as semelhanças e diferenças entre línguas orais e sinalizadas, como também os efeitos de modalidade, para então se fazer um posicionamento teórico e metodológico em relação às duas modalidades de línguas sem desconsiderar um pluralismo epistemológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Jeferson Pilar Araújo, USP

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo-USP. Professor Adjunto no Curso de Letras-LIBRAS
da Universidade Federal de Roraima-UFRR. Líder do ‘Laboratório de Pesquisas em Línguas Orais e SinalizadasLaPLOS.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

ARAÚJO, P. J. P. . Uma linguística de línguas orais e sinalizadas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 49–63, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1741. Acesso em: 29 abr. 2024.

Seção

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas