Um possível diálogo entre a Linguística da Enunciação e a Ecolinguística
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8152651Abstract
O presente artigo tem como objetivo uma análise dos possíveis diálogos entre a Linguística da Enunciação e a Ecolinguística, considerando-se principalmente os estudos de Benveniste e Bakhtin, no campo da Enunciação, e Couto, no campo da Ecolinguística, sobretudo a Linguística Ecossistêmica. Propõe-se essa inter-relação visto que ambos os campos representaram uma grande mudança no que se vinha fazendo até seu surgimento, oferecendo novas formas de se estudar e enxergar os fenômenos linguísticos, portanto, apresentam alguns pontos em que diferem e outros que têm em comum. Assim, pode-se notar a presença de traços das teorias da enunciação nos pressupostos da Ecolinguística/Linguística Ecossistêmica, apesar desta ter reelaborado os conceitos e apresentado uma perspectiva reformulada. A relação entre os campos teóricos se dá no que tange à ecologia da interação comunicativa. Porém, a Linguística Ecossistêmica inova mais no sentido de olhar para seu objeto em sua integralidade e não ver a língua como realização de um sistema que produz um texto, mas como interação (comunicativa) entre duas pessoas. Enfatiza-se o todo da interlocução, não apenas seu produto.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2006. BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Nacional/Edusp, 1976.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1989.
COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do. 10 anos de Ecolinguística no Brasil: inovações e reinterpretações. In: Linguística Ecossistêmica: 10 anos de Ecolinguística no Brasil. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 45-64.
COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do. Ecolinguística – Um diálogo com Hildo Honório do Couto. Coleção: Linguagem e Sociedade Vol. 4. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do & Eliane Marquez da Fonseca Fernandes. Análise do discurso ecossistêmica (ADE): teoria e prática. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Linguística / Universidade de Brasília, 2021.COUTO, Hildo Honório do. Linguística Ecossistêmica. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, v. 01, n. 01, p. 47-81, 2015.
COUTO, Hildo Honório do. Ecolingüística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Thesaurus Editora, 2007.COUTO, Hildo Honório do. A linguagem rural da região de Major Porto, município de Patos de Minas (MG): Uma visão linguístico-ecossistêmica. Campinas: Pontes, 2021.
FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à linguística da enunciação – 2. Ed.; 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2017.
PAULA, Luciane de. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica de discurso. Revista de Estudos da Linguagem, p. 239-257, 2013.NAESS, Arne. Ecology, community and lifestyle. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
TEIXEIRA, Marlene; FLORES, Valdir. Linguística da Enunciação: uma entrevista com Marlene Teixeira e Valdir Flores. ReVEL, v. 9, n. 16, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.