Efeitos do plurilinguismo e intercompreensão na aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica

Autores

  • Rudson Edson Gomes de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: ILR, formação do professor, Línguas Estrangeiras

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.883   Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que procurou verificar como a abordagem plurilíngue pode possibilitar uma melhoria da compreensão de textos escritos em língua portuguesa. Descreveremos a metodologia e alguns dados quantitativos da pesquisa resultantes da inserção experimental da disciplina denominada de Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) na matriz curricular no município de Natal/RN/Brasil entre os anos de 2011 e 2012. Os resultados foram submetidos a uma série de técnicas condensadas, como o teste não paramétrico de Kruskal e Wallis (1952) e o teste paramétrico ANOVA, em esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados no estudo, o que indicou uma tendência positiva quanto à compreensão da língua portuguesa por meio da análise de escores de provas e descrições escritas realizadas por 95 alunos na resolução de tarefas.

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Biografia do Autor

Rudson Edson Gomes de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor de Línguas na Secretaria Municipal de Educação – SME, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado em

16 de outubro de 2023

Como Citar

SOUZA, R. E. G. de . Efeitos do plurilinguismo e intercompreensão na aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 3, p. 58–81, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1589. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil