A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar

Autores

  • Fabíola Ribeiro Farias Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Palavras-chave: Educação literária, Biblioteca escolar, Adolescentes, Jovens

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1211

O artigo aborda as ofertas da literatura e das bibliotecas escolares a adolescentes e jovens e de que maneira, tendo em vista um projeto de educação que tenha como horizonte a formação de um sujeito que se reconheça como sujeito histórico, determinado por relações sociais, econômicas e culturais (pedagogia histórico-crítica), as bibliotecas podem contribuir em tal processo formativo. Para isso, discute um entendimento de educação literária, tendo como suporte a concepção de trama leitora de Constantino Bértolo (2014), apresenta os principais objetivos e serviços de bibliotecas escolares a partir de duas concepções distintas, sendo uma a do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (2010) e a outra a de Álvarez e Castrillón (2013), e propõe, sob aspectos distintos, diretrizes para a educação literária de adolescentes e jovens em bibliotecas escolares, concluindo que as bibliotecas escolares devem participar do planejamento e da execução do projeto político-pedagógico da escola e que a leitura, especialmente a literária, deve fazer parte da rotina escolar.

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Biografia do Autor

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Brasil.

Referências

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Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

FARIAS, F. R. . A educação literária de adolescentes e jovens no contexto da biblioteca escolar. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 177–193, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1513. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores