A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein

Autores

  • Layssa Gabriela Almeida e Silva Mello Universidade Federal de Goiás
  • Letícia de Souza Gonçalves Universidade Federal de Goiás – UFG
Palavras-chave: Língua Inglesa, Literatura, The Missing Piece, Formação do leitor

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1209   The Missing Piece (1976), do escritor norte-americano Shel Silverstein, narra a história de um personagem em busca da parte que lhe falta para completar a sua essência, ou melhor, narra o percurso de um personagem por algo que possa lhe completar, para que assim, ele possa atingir a tão almejada felicidade. O livro é ilustrado, possui linguagem simples e é repleto de lacunas que podem e devem ser preenchidas pelo leitor durante o processo de leitura (ISER, 1978). Essas lacunas possibilitam e exigem do leitor um envolvimento, e, portanto, um papel ativo, ou seja, de protagonista no momento de leitura. Abordando um dilema verídico de forma alegórica, a obra possibilita a abertura de questões filosóficas acerca das constantes buscas cotidianas e da construção de identidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar o uso de literatura na aula de língua estrangeira, especificamente o trabalho com The Missing Piece. Para tanto, abordamos as concepções de Rildo Cosson (2015), de Gilian Lazar (1993) e Ronald Carter e Michael Long (2007), que afirmam que a literatura em língua estrangeira desenvolve as competências linguística e literária, possibilitando a discussão de temas filosóficos ligados aos conflitos inerentes do ser humano, e de Jorge Larrosa (2017) sobre a experiência e o saber de experiência na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layssa Gabriela Almeida e Silva Mello, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (bolsista CNPq) e Professora
Assistente A de língua inglesa do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG),
atuando no ensino fundamental e médio, Brasil.

Letícia de Souza Gonçalves, Universidade Federal de Goiás – UFG

Mestre em Letras, na área de Tradução Literária (2008), Doutora em Letras, na área de Literatura de
Língua Inglesa e Estudos de Gênero (2015), membro da associação de professores de Língua Inglesa
Braz-Tesol e da Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC e Professora adjunta de
Língua Inglesa no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás –
UFG, Brasil.

Referências

CARTER, R. LONG, M. N. Teaching Literature. New York: Longman, 2007.

COSSON, R. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino?. Nuances: estudos sobre educação. v. 26, n. 3. Presidente Prudente, 2015.

ISER, W. The act of reading: a theory of aesthetic response. Baltimore, MD: The Johns Hopkins University Press, 1978.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19, 2002.

LAZAR; GILLIAN. Literature and Language Teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University press, 2004.

SILVERSTEIN, S. The Missing Piece. New York: HarperCollins Publishers, 2006.

Downloads

Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

MELLO, L. G. A. e S. .; GONÇALVES, L. de S. . A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 137–153, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

Literatura juvenil e jovens leitores