Leitura literária e educação crítica: o lugar das literaturas francófonas no ensino de francês
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970632Palavras-chave:
Literaturas francófonas, Ensino de francês, Literatura-mundo, Cânone literário, Formação docenteResumo
Este artigo reflete sobre o lugar das literaturas francófonas no ensino de francês no Brasil, problematizando a cisão entre língua e literatura e propondo uma abordagem integrada. Parte-se da constatação de que, em geral, a literatura trabalhada em sala de aula é francesa e canônica, enquanto as produções literárias de outras regiões permanecem marginalizadas. A discussão se organiza em três eixos principais: (1) a separação entre estudos linguísticos e literários, que repercute na formação docente e nas práticas pedagógicas; (2) a problemática do termo “francófono” e as tensões em torno do cânone literário em francês, que reforçam uma hierarquia simbólica entre “literatura francesa” e “literaturas francófonas”; (3) a relevância das literaturas em francês para o desenvolvimento do pensamento crítico, da educação cidadã e do reconhecimento da diversidade cultural. A análise se apoia em reflexões de autores como Barthes, Chnane-Davin, Mabanckou, Ben Jelloun e Azeroual, destacando a literatura como mediadora de saberes e espaço de trânsito entre culturas. Defende-se que a leitura literária deve ultrapassar o papel instrumental ou utilitarista e que as literaturas francófonas, ao revelarem vozes plurais e experiências diversas, constituem recurso pedagógico fundamental para articular língua, cultura e cidadania, contribuindo para uma educação crítica, inclusiva e emancipadora.
PALAVRAS-CHAVE: Literaturas francófonas; Ensino de francês; Literatura-mundo; Cânone literário; Formação docente.
Downloads
Referências
ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. La littérature comme espace d’apprentissage de l’altérité et du divers. In: Synergies Brésil n. 2, 2010. p. 145-155.
AZEROUAL, Sidi Omar. Ce que nous devons à l’enseignement de la Littérature (française). Carnets : revue électronique d’études françaises. Série II, n. 9, jan. 2017, p. 203-212.
BARTHES, Roland. Literatura / ensino. In: ______. O grão da voz: entrevistas 1962-1980. Tradução Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004 [1975]. p. 331-343.
BEN JELLOUN, Tahar. La cave de ma mémoire, le toit de ma maison sont des mots français. In : LE BRIS, Michel; ROUAUD, Jean (Org.). Pour une littérature-monde. Paris: Gallimard, 2007. p. 113-124.
BLONDEAU, Nicole ; ALLOUACHE, Ferroudja. Littérature Progressive de la Francophonie Niveau Intermédiaire. Paris : CLE International, 2008.
CHNANE-DAVIN, Fatima. La littérature « française » ? « francophone » ? Le grand débat. In : CHISS, Jean-Louis (Org.). Le FLE et la francophonie dans le monde. Paris : Armand Colin, 2021. p. 171-184.
GUILLÉN, Belén Artuñedo. La « littérature-monde » dans la classe de FLE : passage culturel et réflexion sur la langue. In : Synergies Espagne n. 2, 2009. p. 235-244.
LE BRIS, Michel; ROUAUD, Jean (Org.). Pour une littérature-monde. Paris: Gallimard, 2007.
LE MONDE. Pour une “littérature-monde” en français. 15 mar. 2007. Disponível em <http://www.lemonde.fr/livres/article/2007/03/15/des-ecrivains-plaident-pour-un-roman-en-francais-ouvert-sur-le-monde_883572_3260.html>. Acesso em: 11 dez. 2020.
MABANCKOU, Alain. La francophonie, oui, le ghetto, non ! In: LE MONDE. 18 mar. 2006. Disponível em <https://www.lemonde.fr/idees/article/2006/03/18/la-francophonie-oui-le-ghetto-non_752169_3232.html>. Acesso em: 6 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Letras Raras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.





