Verso y reverso en la política lingüística de Nueva España en el siglo XVI: una reflexión desde la perspectiva de la contemporaneidad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14563936

Palavras-chave:

Palabras claves: Indigenismo; Interculturalidad; Franciscanismo; Lenguas generales; Política lingüística.

Resumo

Este ensaio foi desenvolvido a partir da necessidade de entender como se formou o processo linguístico na colonização americana durante o século XVI. Este ensaio tem relação com o contexto histórico, já que tradicionalmente os povos invasores estabeleciam sua língua aos povos invadidos, no entanto, na América Latina em vez de adotar a língua do invasor, foi mantida a língua local. Em razão disto, o objetivo deste trabalho é discutir a razão por trás da preservação das línguas locais e discutir o motivo do estudo destas línguas que derivou em um edito de aceitação das línguas gerais (1586). Esta investigação é importante para entender a preservação da língua de um povo. Além disso, são apresentadas portações teóricas de autores como Bravo García, Sarzuri-Lima, Vega Cernuda, Mariani y Juan López, que discutem sobre este processo de política linguística durante a colonização.  

Palavras chaves: Indigenismo; Interculturalidade, Franciscanismo; Línguas gerais; política linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Freire, UFPB

Estudante de Letras Espanhol da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Reside em João Pessoa desde o início da graduação. Estuda para ser professora universitária e se dedica à  linguística, literatura, ao espanhol e ao português. Trabalha com Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no Projeto Refugiados e Migrantes da Paraíba.

Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez, UFPB

Formou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo obtido em 2006 o título de Mestre em esta universidade. Sua tese de doutorado em Teoria da Literatura foi defendida em 2011. Em julho de 2009, o Concurso para Professor Assistente de Língua e Literatura Espanhola foi aprovado pelo Conselho Federal Universidade da Paraíba. (UFPB) onde atualmente atua como professor de Língua Espanhola e Hispano-Americana língua e literatura desde 2018.

Referências

BRAVO GARCIA, Eva. La Construcción Lingüística de la Identidad Americana. Boletín de Filología, Santiago , v. 45, n. 1, p. 75-101, 2010. Disponible en:https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-93032010000100003. Accedido en 29 febrero 2024.

BAUDOT Georges. Felipe II frente a las culturas y a los discursos prehispánicos de América. De la transculturación a la erradicación. In: Caravelle, n°78, 2002. pp. 37-56. Disponible en: https://www.persee.fr/doc/carav_1147-6753_2002_num_78_1_1348. Accedido en: 03 mayo 2024.

LOPEZ, Juan Ignacio. DEL POPOL VUH A HOMBRES DE MAÍZ. DEL MARAVILLOSO REAL AL REAL MARAVILLOSO. Academia. edu. p. 1-16, maio 2021. Disponible en:https://www.academia.edu/37944704/DEL_POPOL_VUH_A_HOMBRES_DE_MA%C3%8DZ_DEL_MARAVILLOSO_REAL_AL_REAL_MARAVILLOSO_VERSi%C3%93N_JUNIO_2021. Accedido en 25 marzo 2024.

LOPEZ, Juan Ignacio. LOS FRANCISCANOS Y LA EVANGELIZACIÓN NOVOHISPANA: DE LA DESOBEDIENCIA LAS LENGUAS GENERALES. Academia. edu. p. 2-23, enero 2019. Disponible en:https://www.academia.edu/48849944/LA_EVANGELIZACI%C3%93N_FRANCISCANA_EN_NUEVA_ESPA%C3%91A_ENTRE_INFLUENCIAS_ADAPTACIONES_Y_SU_LEGADO. Accedido en: 07 marzo 2024.

MARIANI, B. POLÍTICAS DE COLONIZAÇÃO LINGÜÍSTICA. Letras, [S. l.], n. 27, p. 73–82, 2003. Disponible en: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11900. Accedido en: 03 marzo 2024.

MOLINA, Alonso de. Real Academia de la Historia. Disponible en: https://dbe.rah.es/biografias/12905/alonso-de-molina.Accedido en 23 marzo 2024.

OTTE, E. 1993 Cartas privadas de emigrantes a Índias. 1540-1616. México D.F.: Fondo de Culturas Económicas.

REDAÇÃO SPbancarios. Os migrantes vão roubar nossos empregos. Sindicato dos bancários de SP, 22 de ouc. de 2018. Disponible en:https://spbancarios.com.br/10/2018/os-imigrantes-vao-roubar-nossos-empregos. Accedido en 18 jun 2024.

ROSENBLAT, Ángel. La primera visión de América. 1969. Disponible en:https://books.google.com.br/books?id=a_AHAQAAIAAJ&pg=PA15&lpg=PA15&dq=Col%C3%B3n+y+los+indios+de+las+antillas+tuvieron+que+entenderse+por+se%C3%B1as:+%E2%80%9Clas+manos+les+serv%C3%ADan+de+lengua%E2%80%9D,+dice+el+P.+Las+Casas.Accedido en 16 de abril 2024.

SAÍZ, Esteban; LAGO, Caridad; DELGADO, María; DÍAZ, Daniel. (org). HISTORIA DE AMÉRICA. 2016. Pueblo y Educación. Disponible en:https://www.mined.gob.cu/wp-content/teleclases/listos/+libros/03_preuniversitario/10mo/10mo_historia_america.pdf.Accedido en 17 de abril 2024.

SARZURI-LIMA, Marcelo. De la palabra al texto: colonialidad lingüística y luchas interculturales. Rev. de Inv. Educ., La paz , v. 5, n. 1, p. 59-85, enero 2012 . Disponible en:http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432012000100003. Accedido en 02 marzo 2024.

VEGA CERNUDA, Miguel. Lenguas, farautes y traducciones en el encuentro de los mundos. CVC. cervantes. HIERONYMUS. n° 11. p. 81-108. 2004. Disponible en:https://cvc.cervantes.es/lengua/hieronymus/pdf/11/11_081.pdf. Accedido en 28 febrero 2024.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

FREIRE, Leticia; JURADO CENTURIÓN LOPEZ, Juan Ignacio. Verso y reverso en la política lingüística de Nueva España en el siglo XVI: una reflexión desde la perspectiva de la contemporaneidad. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3197, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14563936. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3197. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.