Cinderela – do reinado ao sertão: uma abordagem comparativa entre contos de fada e narrativa em cordel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14542499
Palavras-chave: conto de fadas; literatura de cordel; adaptação; literatura comparada; abordagem metodológica.

Resumo

O diálogo entre a literatura infantil e a literatura popular, sobretudo as adaptações de narrativas clássicas e contos de fadas para literatura de cordel, tem sido objeto de pesquisas de diversos estudiosos. No entanto, pouco se pesquisou sobre a possibilidade de abordagens comparativas desta modalidade de produção no âmbito do espaço escolar. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre três versões do conto Cinderela. Dois clássicos: Cinderela ou Gata Borralheira, de Charles Perrault e Cinderela, de Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e uma versão em cordel denominada Oxente Cinderela, de Isabelly Moreira. Em seguida, apresentamos uma proposta de leitura com os textos mencionados, com o objetivo de oportunizar uma abordagem comparativa que possa estimular a percepção e a reflexão sobre o que cada obra pode revelar. Para fundamentar teoricamente este artigo, recorremos a Coelho (2008) e Trança (1991) para tratar do conto de fadas, Hotcheonn (2011) quanto à teoria da adaptação, Carvalhal (2003; 2007) e Abreu (2004) sobre a abordagem comparativa. Retomamos ainda Pinheiro e Marinho (2012), Pinheiro (2018), Alves e Rodrigues (2016) para pensar o ensino da literatura de cordel e, finalmente, Alves (2020), Bajour (2021) e Rouxel (2014) como apoio metodológico.

PALAVRAS-CHAVE: conto de fadas; literatura de cordel; adaptação; literatura comparada; abordagem metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronica Sobral Almeida Amaral, Universidade Federal de Campina Grande - PBUFCG

Veronica Sobral Almeida Amaral, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Mestranda – Pós-graduação em Linguagem e ensino – PPGLE

 

José Hélder Pinheiro Alves, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

José Hélder Pinheiro Alves, Pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004); doutor em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000), Professor em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - PB

 

Referências

Referências

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999.

ABREU, Márcia. “Então se forma a história bonita” – Relações entre folhetos de cordel e Literatura Erudita. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 10, n. 22, p. 199-218, jul/dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/QL9WD98KHC5wQFZY7CZ6LMK/. Acesso em julho de 2024.

ALMEIDA, Isabelly Moreira de. Oxente Cinderela. (Folheto de Cordel). Recife: Cactus Cordelaria, 2023.

ALVES, José Hélder Pinheiro; RODRIGUES, Etiene Mendes. De São Saruê à Casa da madrinha: literatura de cordel e literatura infantil no espaço escolar. Revista Cerrados (Brasília. Online), v. 25, p. 163-180, 2016

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos, mitos e arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2007. (Série Princípios)

CARVALHAL, Tânia Franco. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

DISNEY, Walt. Cinderela. In: FREITAS, Teresa. Contos infantis, 2004. Disponível em: <http://webpages.fc.ul.pt/~ommartins/cinema/dossier/cinderela/ciderela_texto.htm>. Acesso em: 04 de jul. 2024.

GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Contos Grimm (Coleção completa). Disponível em https://aedah.pt/biblioteca/wp-content/uploads/2020/04/Contos-de-Grimm-Jacob-Grimm-e-Wilhelm-Grimm.pdf . Acesso em 10 de julho de 2024.

HOTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução André Chechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

MARINHO, Ana Cristina; ALVES, José Hélder Pinheiro. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

PERRAULT, Charles. Contos da mamãe gansa ou histórias do tempo antigo. Tradução de Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

PINHEIRO, Hélder. O preço do jumento: poesia em contexto de ensino. Campina Grande: EDUFCG, 2020. https://livros.editora.ufcg.edu.br/index.php/edufcg/catalog/book/260

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

ROUXEL, Annie. Ensino da literatura: experiência estética e formação do leitor (Sobre a importância da experiência estética na formação do leitor). Tradutoras: Maria Rennally Soares da Silva, Josilene Pinheiro Mariz. In: Memórias da Borborema 4: Discutindo a literatura e seu ensino. José Hélder Pinheiro Alves (Org.). – Campina Grande: Abralic, 2014.

SOUZA, Irani André Lima de. O folheto no cenário das adaptações literárias: releituras do conto Chapeuzinho Vermelho. João Pessoa, 2018. (Dissertação UFPB).

TRAÇA, Maria Emília. O fio da Memória: do conto popular ao conto para crianças. 2a. ed. Porto: Porto Editora, 1998.

Downloads

Publicado em

23 de dezembro de 2024

Como Citar

SOBRAL ALMEIDA AMARAL, V.; ALVES, J. H. P. Cinderela – do reinado ao sertão: uma abordagem comparativa entre contos de fada e narrativa em cordel . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 4, p. e3082, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14542499. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3082. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

n. 4 - 2024 Dossiê: Literatura comparada e ensino de literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)