A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10278465
Palavras-chave: Leitura literária, Livro didático, Ensino de literatura

Resumo

Formar leitores literários é um dos objetivos consensuais da Educação Básica. Contudo, caminhos que nos aproximem desse propósito ainda se mostram desafiadores. Neste artigo, procuramos discutir e ressignificar a noção de leitura literária, com vistas a problematizar sua prática a partir do livro didático. Embasamo-nos, responsivamente, nos apontamentos do Círculo de Bakhtin e em pesquisas sobre o ensino de literaturas, tais como as de Zilberman (2016) e Rezende (2013). O percurso metodológico fundamenta-se na Análise Dialógica do Discurso e o recorte analítico recai sobre o primeiro capítulo do livro de Ensino Médio Se liga na língua. Os resultados sugerem fricção entre práticas de leitura literária dialógica e visões tradicionais do ensino de literaturas. Evidencia-se, sobretudo, a falta de uma abordagem da dimensão estética, pois as atividades parecem ignorar os processos de compenetração, vivência de realidades outras, objetivação da experiência e percepção de transfiguração da realidade por meio da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Alvaro de Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Português e inglês no Instituto Federal do Rio de Janeiro. Também é Docente Permanente
do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Débora Ventura Klayn Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Português na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e Professora Substituta de Didática e Prática de Ensino de Português/Literaturas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maxwell Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele também é membro do grupo de pesquisa
Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literatura (PLELL).

Referências

AMORIM, M. A. de. Literatura, adaptação e ensino: uma proposta de leitura. In: GERHARDT, A. F. L. M; AMORIM, M. A. de; CARVALHO, A. M. Linguística aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes Editores, 2013, p. 231-262.

AMORIM, M. A. de.; SILVA, T. C. da. O ensino de literaturas na BNCC: discursos e (re)existências possíveis. In: AMORIM, M. A. de; GERHARDT, A. F. L. M. (Orgs.) A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 153-179.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. Ed. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRAIT, B. Linguagem e identidade: um constante trabalho de estilo. Trabalho, Educação e Saúde, 2(1): 185-201, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 2000.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011[1970]. pp. 171-193.

FUNKE, C. DEL TORO, G. O labirinto do Fauno. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.

FAUCONNIER, G; TURNER, M. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basic Books, 2002.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LANGLADE, G. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. In: ROUXEL, A. LANGLADE, G. e REZENDE, N. (orgs.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura.15ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2013.

NASCIMENTO, D. V. K. Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Revista. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 119-145, 2019.

PINHEIRO, H. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: BUZEN, C; MENDONÇA, M. (Orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 103-116.

REZENDE, N. L. de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER, FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 99-112.

ROJO. R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 253-276.

SILVA, C. R. da. Da literatura como travessia: é possível ensinar literatura? In: LEURQUIN, E.; COUTINHO, F. Literatura e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 15-33.

SILVA, M. C. da. A leitura literária como experiência. In: In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER, FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 51-65.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso - ADD. Domínios de lingu@gem, v. 10, n. 3, 2016.

VARGAS, D. A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio Vol. 16, n. 1, p. 48-65, jan/abr 2018.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Volkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

LAJOLO, M. A leitura literária na escola. In: LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000, p. 11-16.

ORMUNDO, W; SINISCALCHI, C. Se liga na língua. Volume 1. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2016.

ZILBERMAN, R. A teoria da literatura nos bancos escolares. In: CECHINEL, A. (org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis/Criciúma: Editora UFSC/EDIUNESC, 2016, p. 395-417.

ZOARA, F. (org.) Retratos da leitura o Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

Downloads

Publicado em

31 de janeiro de 2021

Como Citar

AMORIM, M. A. de; NASCIMENTO, D. V. K.; SANTOS, M. S. dos . A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 1, p. 53–79, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10278465. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2087. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)