Portal do Governo Brasileiro
Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contact
Comité éditorial
Notícias
Sobre
À propos de cette revue
Politique d'éthique
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Déclaration de confidentialité
Grupo de pesquisa LELLC
Rechercher
Portal de Periódicos
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos
Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos
Publiée:
janvier 31, 2021
Capa
Capa
Wellington Amâncio da Silva, Maria Rennally Soares da Silva
1
PNG. (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Marco Antônio Margarido Costa, Maria Angélica de Oliveira
2-3
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10258392
Editorial (ENG)
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Angélica de Oliveira, Marco Antônio Margarido Costa
2-3
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10258415
Apresentação
Apresentação
Alain-Philippe Durand, Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-10
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10258485
Apresentação (ENG)
Alain-Philippe Durand, Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
4-9
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10272838
Des articles
A violência de gênero em Olhos D’água, de Conceição Evaristo
Marinês Andrea Kunz, Sabrina Susiélen Corrêa, Ernani Mügge
11-34
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10273660
Gender violence in tales of Olhos D’água, by Conceição Evaristo
Marinês Andrea Kunz, Sabrina Susiélen Corrêa, Ernani Mügge
10-33
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10274092
Mito e distopia: os ritos de “Fahrenheit 451”
Willy Nascimento Silva, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez, Luciane Alves Santos
35-52
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278562
Mito y distopía: los ritos de “Fahrenheit 451"
Willy Nascimento Silva, Juan Ignacio Jurado Centurión Lopez, Luciane Alves Santos
34-51
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278658
A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica
Marcel Alvaro de Amorim, Débora Ventura Klayn Nascimento, Maxwell Souza dos Santos
53-79
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278465
Literary reading in a Brazilian Portuguese textbook: a dialogical approach
Marcel Alvaro de Amorim, Débora Ventura Klayn Nascimento, Maxwell Souza dos Santos
52-77
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278478
A natureza da mulher (?): ou do recorte discursivo
João Carlos Cattelan
80-96
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278497
The woman’s nature (?): or the nature of the discursive selection
João Carlos Cattelan
78-95
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278511
Imaginários de trabalho: Vargas e o discurso político endereçado aos trabalhadores brasileiros (1943)
Santiago Bretanha, Aracy Graça Ernst
97-120
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278525
Imaginarios de trabajo: Vargas y el discurso político destinado a los trabajadores brasileños (1943)
Santiago Bretanha, Aracy Graça Ernst
96-121
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278546
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
Adriana da Silva, Iane Maria Santos Martins
122-142
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10276736
Reading and text comprehension activities: an analysis of imperative verbs and interrogative pronouns in texbooks from a Portuguese Language collection
Adriana da Silva, Iane Maria Santos Martins
121-144
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10277951
Uma proposta teórico-metodológica para a utilização das TICs nas aulas de inglês em instituições de ensino brasileiras
Rodrigo Schaefer, Christiane Heemann
145-168
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278050
A theoretical-methodological proposal for the use of ICTs in English classes in Brazilian educational institutions
Rodrigo Schaefer, Christiane Heemann
143-164
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10277996
Pelas mãos dos Senhores do Campo Seco: fonte para estudo da história de penetração e propagação da língua escrita no alto sertão da Bahia
Elaine Brandão Santos, Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
169-187
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278088
Through the hands of the Lords of Campo Seco: source for studying the history of penetration and propagation of the written language in the highlands of Bahia
Elaine Brandão Santos, Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
165-183
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278117
Rompimento do modelo epistemológico mimético
Jack Brandão
188-209
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10261835
The rupture of the mimetic epistemological model
Jack Brandão
184-203
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10261365
A tradução da linguagem drag em RuPaul’s Drag Race: um estudo sobre representação através de legendas
Jeremias Lucas Tavares, Sinara de Oliveira Branco
210-235
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10263147
Drag language translation on RuPaul’s Drag Race: a study on representation through subtitles
Jeremias Lucas Tavares, Sinara de Oliveira Branco
204-229
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10263382
Resenhas
Intercompreensão: uma prática milenar de troca linguístico-cultural como chave do plurilinguismo
Thompson Menezes
237-242
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10262234
Traduções
Para uma linguística da produção escrita: alguns pré-requisitos teóricos
Maria Hozanete Alves de Lima, Clemilton Lopes Pinheiro
243- 259
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10262399
Produção Artística
Destino
Yvisson Gomes dos Santos
260-261
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278485
O Suicida
José Costa D’Assunção Barros
262-266
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278490
(A)temporais
Aldenora M. Chaves P. Carvalho
267-271
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278213
Solitude
Richard Morgan Müller
272-273
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278231
A(r)mar-se para resistir
Adriana dos Santos Pereira
274-275
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10278254
Espero que adoeças
Maurício Fontana Filho
276-277
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10262509
Poema do apátrida
Teófilo Teles Pereira de Arvelos
278-279
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10262659
Colaboradores
Colaboradores e Organizadores
Alain-Philippe Durand, Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
280-283
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10273206
Mots-clés
Links
Langue
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Block title
Uma análise do conto "A caçada", de Lygia Fagundes Telles: Busca de identidade, esquecimento e morte
15
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
12
Poesia cantada: encontros e entrelaçamentos, do livro ao videoclipe e vice-versa
12
Linguagem, racismo, poder e carnavalização: uma análise dialógica de charges
11
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
11
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: