Os textos literários na aula de francês: reflexões teóricas e práticas em sala de aula

Autores/as

  • Daniele Azambuja de Borba Cunha

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17970684

Palabras clave:

Leitura, Leitura literária como vaivém dialético, FLE, Ensino Fundamental e Médio, Texto literário

Resumen

Este trabalho se propõe a refletir sobre a noção de leitura e de leitura literária, bem como de compartilhar atividades realizadas em aula com alunos de uma escola pública brasileira. Para começar, apresento brevemente uma situação relativa aos hábitos de leitura, ocorrida durante uma aula, e que deu origem às reflexões desenvolvidas neste artigo. Em seguida, explico a noção de leitura literária como vaivém dialético (Dufays et al., 2015), conceito que tento transpor nas práticas que efetuo em minhas aulas. Após, comento algumas atividades de abordagem do texto literário realizadas com estudantes de 6º e 7º anos do Ensino fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, em dois contextos diferentes: na aula de francês como língua estrangeira (FLE) e em uma aula dedicada à leitura que reunia também alunos que não estudam francês. A apresentação de cada sequência didática é acompanhada de comentários sucintos sobre os objetivos das atividades e sobre sua relação com o quadro teórico exposto anteriormente. Concluo com alguns elementos de reflexão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Paris: Conseil de l’Europe / Les Éditions Didier, 2001.

CUNHA, Daniele. L’utilisation de textes littéraires dans la classe de français langue étrangère (fle) à l’école. Thèse de doctorat. Porto Alegre : UFRGS, 2019.

DUFAYS, Jean-Louis. La lecture littéraire, des “pratiques du terrain” aux modèles théoriques. In : LIDIL – Revue de linguistique et de didactique des langues. Disponível em: https://journals.openedition.org/lidil/60. Acesso em : 20 ago.2025.

DUFAYS, Jean-Louis; GEMENNE, Louis; LEDUR, Dominique. Pour une lecture littéraire : Histoire, théories, pistes pour la classe. 3e édition. Louvain-la-Neuve : De Boeck Supérieur, coll. « Pratiques pédagogiques », 2015.

DUFAYS, Jean-Louis. Stéréotype et littérature : L’inéluctable va-et-vient. In : Le Stéréotype : Crise et transformations [en ligne]. Caen : Presses universitaires de Caen, 1994 (généré le 02 septembre 2019). Disponível em: <http://books.openedition.org/puc/9702>. Acesso em: 20 ago.2025.

ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa dos textos narrativos. 2ème édition. Traduit par Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, [1979], 2002.

EGA, Françoise. Lettres à une noire. Montréal : Lux Éditeur, 1976. Version e-book.

ISER, Wolgang. O ato de leitura. Teoria do efeito estético. Traduit par Johannes Kretschmer. São Paulo : Editora 34, 1996.

JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervot. São Paulo : Editora UNESP, 2002.

PICARD, Michel. La lecture comme jeu. Paris : Minuit, 1986.

SILVA, Alexandra Lima da. Uma carta para Françoise Ega. In: Pensar a Educação em Pauta. Belo Horizonte, 2021.

Publicado

2025-12-20

Cómo citar

CUNHA, Daniele Azambuja de Borba. Os textos literários na aula de francês: reflexões teóricas e práticas em sala de aula . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 4, p. e7282 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17970684. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/7282. Acesso em: 28 dic. 2025.

Número

Sección

n. 4 - 2025: Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.