Análise autobiográfica do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem e no ensino de língua inglesa
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.17504539Mots-clés :
Autonomia, Aprendizagem de línguas, Pesquisa autobiográfica, Pesquisa narrativa, Narrativa multimodalRésumé
Este estudo apresenta a análise autobiográfica de uma narrativa multimodal sobre o percurso de aprendizagem de língua inglesa (LI) de uma professora de inglês, buscando identificar elementos que evidenciem o desenvolvimento da autonomia da aprendiz que se torna professora. A narrativa multimodal, composta por um documento em PDF com links para vídeos hospedados no YouTube, é analisada com base no modelo de Oxford (2003), desenvolvido para sistematizar a análise de autonomia na aprendizagem de línguas. Dentre as perspectivas descritas no modelo, este estudo adota a perspectiva político-crítica para a análise, mobilizando elementos relacionados ao contexto, agência, motivação e estratégias de aprendizagem. Esses elementos permitiram identificar as limitações e potencialidades no desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de LI, tais como o impacto de políticas públicas e do avanço tecnológico e da internet nesse processo. Além disso, o estudo evidencia o potencial transformador da análise autobiográfica como ferramenta na formação para a prática docente reflexiva.
Téléchargements
Références
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação, Pelotas, v. 7, n. 14, p. 79–95, 2003.
BENSON, Phil. Autonomy in language teaching and learning. Language Teaching, v. 40, n. 1, p. 21-40, 2007.
BENSON, Phil.; REINDERS, Hayo. Beyond the Language Classroom. London: Palgrave Macmillan UK, 2011.
CHIK, Alice. Learner Autonomy and Digital Practices. In: CHIK, Alice; AOKI, Naoko; SMITH, Richard. Autonomy in Language Learning and Teaching. London: Palgrave Pivot London, 2018, p. 73–92.
CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, n, 1-2, p. 185-195, 1997.
DUTRA, Deise Pina et al. Institutional internationalisation through academic literacies in English: teaching and learning written genres in the Brazilian higher education context. The ESPecialist, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 1-14, 2019.
GIROUX, Henry; MACLAREN, Peter. Linguagem, escola e subjetividade: elementos para um discurso pedagógico crítico. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.18, n.2, p. 21-35, 1993.
HOLEC, Henri. Autonomy and foreign language learning. Oxford: Pergamon, 1981.
LANTOLF, James P.; PAVLENKO, Aneta. (S)econd (L)anguage (A)ctivity theory: Understanding second language learners as people. In: BREEN, Michael. Learner contributions to language learning. London: Routledge, 2001, p. 141-158.
LITTLE, David. Learner autonomy: Definitions, issues and problems. Dublin: Authentik, 1991.
LITTLE, David. Language learner autonomy: Rethinking language teaching. Language Teaching, v. 55, n. 1, p. 64–73, 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1994.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de Formação e de Trans-Formação. In: NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 114-140.
NICOLAIDES, Christiane. Siqueira; BRAGA, Junia de Carvalho; VARGAS, Bruna Quartarolo. O uso de um instrumento de autorreflexão em um contexto de formação inicial de professores de línguas com vistas ao desenvolvimento do letramento crítico e à transformação social – a autonomia sociocultural, as tecnologias e suas inter-relações. Calidoscópio, v. 19, n. 4, p. 494–508, 2022.
NORTON, Bonny. Identity and language learning: Gender, ethnicity and educational change. London: Longman/Pearson Education, 2000.
OXFORD, Rebecca. L. Toward a More Systematic Model of L2 Learner Autonomy. In: PALFREYMAN, David; SMITH, Richard. C. Learner Autonomy across Cultures. Londres: Palgrave Macmillan London, 2003, p. 75-91.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Autonomia e complexidade. Revista Linguagem & Ensino, v. 9, n. 1, p. 77-127, 2006.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira; BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Autonomy in Language Learning in Brazil: An Exploratory Review. In: RAYA, Manuel Jimenez; VIEIRA, Flavia. Autonomy in Language Education. New York: Routledge, 2020, p. 105-120.
PENNYCOOK, Alastair. Cultural alternatives and autonomy. In: BENSON, Phil; VOLLER, Peter. Autonomy and independence in language learning. New York: Routledge, 1997, p.35-53.
STETSENKO, Anna. The challenge of individuality in cultural-historical activity theory: “Collectividual” dialectics from a transformative activist stance. Outlines-Critical Practice Studies, v. 14, n. 2, p. 7-28, 2013.
RAYA, Manuel Jiménez; LAMB, Terry; VIEIRA, Flavia. Pedagogia para a Autonomia na Educação em Línguas na Europa. Dublin: Authentik, 2007.
RAYA, Manuel Jiménez; VIEIRA, Flavia. Autonomy in Language Education: Theory, Research and Practice. New York: Routledge, 2020.
REINDERS, Hayo. A framework for learning beyond the classroom. In: RAYA, Manuel Jiménez; VIEIRA, Flavia. Autonomy in Language Education. New York: Routledge, 2020. p. 63-73.
REINDERS, Hayo. Technology and autonomy. The TESOL encyclopedia of English language teaching, v. 15, n. 3, p. 1-5, 2018.
TILIO, Rogerio Casanovas. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente? In: JESUS, Dánie Marcelo de; ZOLIN-VESZ, Fernando; CARBONIERI, Divanize. Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 19-31.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Letras Raras 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.





