A Educação Intercultural sob a perspectiva dos estudantes em um Programa de Internacionalização em Casa da PUCPR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14563659

Palabras clave:

Internacionalização em Casa, Interculturalidade, Políticas Linguísticas, Estudantes do Ensino Superior

Resumen

A constante busca pelos processos de internacionalização no Ensino Superior fez com que as universidades brasileiras incorporassem ações que contribuíssem para a inserção dos estudantes nesse contexto. Pensando no estudante como o agente que desempenha um importante papel dentro do processo de planejamento, implementação e avaliação das políticas linguísticas dentro das universidades (Dafouz e Smit, 2016) é que esse trabalho investigou o perfil e perspectiva dos alunos inseridos nas disciplinas Global Classes, uma ação realizada como Internacionalização em Casa da PUCPR, a partir de um questionário respondido por 97 estudantes da educação superior. Ao realizar essa pesquisa, foram comparados os objetivos previstos pela instituição em relação à visão dos estudantes, baseando-se nas atribuições interculturais e de políticas linguísticas. O foco da análise previu compreender a efetivação do planejamento feito aos estudantes como positiva e a compreensão dos alunos sobre as disciplinas lecionadas em um segundo idioma como fator contribuinte na formação. Como resultados, observou-se que as disciplinas incorporam temáticas culturais, inseridas tanto no contexto brasileiro como a nível internacional, sendo abertas para os estudantes de toda a universidade. Com isso, houve relato de experiências positivas e de desconhecimento sobre as metodologias postas em sala, além da não indicação da aprendizagem sobre contexto de uso e variação linguística em sala. Desse modo, entende-se que essas atividades podem ser incorporadas de modo implícito, vistos os relatos que afirmam discussões de forma intercultural, porém, ainda assim, as políticas linguísticas podem ser exploradas por meio de práticas institucionais de engajamento com alunos de diferentes perfis. 

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Biografía del autor/a

Katleen Hack, PUCPR

Katleen Hack da Silva é graduanda em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com bolsa PROUNI e participa da linha de pesquisa Letramentos e Interculturalidade dentro do grupo Teorias e análises da linguagem e linguística aplicada, certificado pelo CNPq. 

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Publicado

2024-12-27

Cómo citar

HACK, Katleen; FERNANDES, Karina. A Educação Intercultural sob a perspectiva dos estudantes em um Programa de Internacionalização em Casa da PUCPR. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3674 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14563659. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3674. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade

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