Discursos sobre a mulher: estratégias em sala de aula a partir de gêneros multimodais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13824740
Palabras clave: Análise de Discurso, Extensão universitária, Mulher, Gêneros multimodais

Resumen

Diante de um espaço de discursos múltiplos, não são raras as vezes em que é possível observar como a(s) figura(s) da(s) mulher(es) é/são discursivizadas, obedecendo, muitas vezes, ao afã de um campo de poder euro-falo-étnico-cêntrico responsável não apenas por determinar o que é falado, mas por sedimentar e criar narrativas. Ao entender o desafio de fissurar tais bolhas discursivas e fomentar o debate entre professores e pesquisadores em formação para refletir criticamente sobre os discursos voltados às representações da mulher, este artigo tem como objetivo geral retomar diferentes experiências protagonizadas entre os anos de 2021 e 2022, a partir da realização do Projeto de Extensão “A discursivização da mulher em gêneros multimodais: alternativas de atividades para debater as questões do feminino (cis/transgênero)”, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Para tanto, tomou-se como pressuposto epistemológico e referencial teórico perspectivas da Análise de Discurso de linhagem francesa, contando, portanto, com contribuições de Pêcheux, Orlandi, Dela-Silva, Carneiro, entre outros. Metodologicamente, ao acompanhar os efeitos das discussões realizadas a partir dos cursos e oficinas oferecidos pelo Projeto, foi possível vincar a relevância de uma abordagem não apenas multidisciplinar, mas também que contemplasse as idiossincrasias de gêneros multimodais. Dentre os resultados, evidencia-se como, via extensão universitária, os envolvidos passaram a levar à sua formação discursiva elementos e ferramentas para problematizar as materialidades discursivas que dizem sobre a(s) mulher(es) (cis/trans) para além de determinado campo de poder, potencializando debates sobre o machismo, a misoginia e a homotransfobia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Ideologías y aparatos ideológicos del Estado. Freud y Lacan. Buenos Aires: Nueva visión, 1989.

BOURDIEU, Pierre. El campo literario. Prerrequisitos críticos y principios de método. Criterios, La Habana, n.25-28, enero 1989-diciembre 1990, p. 20-42. Trad. Desiderio Navarro. Disponível em: <http://educacion.deacmusac.es/practicaslegitimadoras/files/2010/05/bourdieucampo.pdf> Acesso em: 27 nov. 2023.

BRASIL. Política Nacional de Extensão Universitária, elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Disponível em: <https://uenp.edu.br/doc-proec/proec-documentos-gerais/11837-politica-nacional-de-extensao-universitaria/file>. Acesso em 27 nov. 2023.

CARNEIRO, Ceres; DELA-SILVA, Silmara. Dizendo (d)o feminino na mídia. In: GARCIA, D.A.; LUNKES, F.L. (Orgs.). Mulheres e… Uberlândia/MG: Navegantes Publicações, 2022.

CARNEIRO, Ceres. “A CULPA (NÃO) É DA OUTRA”? O discurso sobre triângulos amorosos no “consultório sentimental” da revista Claudia. Tese de doutorado, Niterói/RJ: UFF, 2018

CASSANA, Mônica Ferreira. Ambivalência e incompletude no discurso do corpo. In: SOARES, S. F. S.; GARCIA. D. A.: Inquietações de gênero e sexualidades: leituras na contemporaneidade. Porto Alegre/RS; UNIOESTE Evangraf: 2017.

DE NARDI, Fabiele Stockmans; NASCIMENTO, Felipe Augusto Santana do. A Propósito das Noções de Resistência e Tomada de Posição na Análise de Discurso: movimentos de resistência nos processos de identificação com o ser paraguaio. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 19/2, p. 80-103, dez. 2016.

DELA-SILVA, Silmara. O acontecimento discursivo da televisão no Brasil: a imprensa na constituição da TV como grande mídia. 2008. 225 p. Tese (Doutorado) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2008.

DELA-SILVA, Silmara; LUNKES, Fernanda Luzia, GARCIA, Dantielli Assumpção; BAALBAKI, Angela. Análise de discurso, uma introdução. Niterói/RJ: EDUFF, 2022.

DIAS, Cristiane. Sujeito digital: sentidos de um novo paradigma. In: GUIMARÃES, Eduardo. Cidade, linguagem e tecnologia: 20 anos de história. Campinas: LABEURB, 2013. pp. 51-64. Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/labeurb20anos/labeurb20anosPDF.pdf> Acessado em 17/05/2023.

FOUCAULT, Michel. A história da loucura: na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 2009.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo/SP: Edições Loyola, [1970] 2000.

GADET, Françoise; PÊCHEUX, Michel. [1981] A língua inatingível. Campinas: Pontes, 2004. LAS – Site do Laboratório Arquivos do Sujeito. 2009.

GALLI, Fernanda Correa Silveira; GARCIA, Dantielli Assumpção (2016). Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva. Raído - Revista Do Programa De Pós-Graduação em Letras da UFGD, 9(19), 115–127. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661

GONZÁLEZ GARCÍA, Javier. El enfoque multimodal del proceso de alfabetización. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e177266.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2023.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. 3 ed., Campinas: Pontes, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). [1969] In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso. 3 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2104.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, C. [1975] A propósito da Análise Automática do Discurso. In: GADET & HAK (org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. Unicamp, 2014.

SEMANA. El control a Francia Márquez y a un “costoso capricho vicepresidencial”. Disponível em: <https://www.semana.com/semana-tv/el-control/articulo/el-control-a-francia-marquez-y-a-un-costoso-capricho-viceprecidencial/202329/> Acesso em: 27 nov. 2023.

SEMANA. ¿De malas? El control a Francia Márquez y a un “costoso capricho vicepresidencial”. Disponível em: <https://www.semana.com/semana-tv/el-control/articulo/de-malas-el-control-a-francia-marquez-y-a-un-derroche-vicepresidencial/202349/> Acesso em: 27 nov. 2023.

Publicado

octubre 22, 2024

Cómo citar

CARNEIRO MONTES, G.; CARNEIRO, C.; DE LIMA CERDEIRA , P. Discursos sobre a mulher: estratégias em sala de aula a partir de gêneros multimodais . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 1, p. e2289, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13824740. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2289. Acesso em: 26 nov. 2024.

Sección

n.1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários

Artículos más leídos del mismo autor/a