O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?

Autores/as

  • Ana Paula Kuchla Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Luciana Fracasse Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palabras clave:

Leitura, Sujeitos alunos, Formações imaginárias, Efeitos de sentido

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.292

Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-10-22

Cómo citar

KUCHLA, Ana Paula; FRACASSE, Luciana. O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 77–92, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Análise do Discurso

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.