O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?

Auteurs

  • Ana Paula Kuchla Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Luciana Fracasse Universidade Estadual do Centro-Oeste
Mots-clés : Leitura, Sujeitos alunos, Formações imaginárias, Efeitos de sentido

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.292

Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

octobre 22, 2023

Comment citer

KUCHLA, A. P. .; FRACASSE, L. . O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 77–92, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840. Acesso em: 22 juill. 2024.

Rubrique

Dossiê Análise do Discurso