Elaboração de material didático de língua terena: a experiência de uma trajetória

Authors

  • Andréa Marques Rosa Eduardo UFMS
  • Denise Silva UNESP
Keywords: Língua Terena, Material Didático, Educação Escolar Indígena

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.698

A Educação Escolar Indígena é garantida aos Povos Indígenas Brasileiros conforme consta na Constituição Federal 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394/96. Porém, para que essa modalidade de educação seja efetivada nas escolas indígenas há a necessidade da construção de um currículo específico e diferenciado, valorização e ensino da língua indígena e direito ao ensino dos conhecimentos tradicionais. Neste sentido, uma das ações que pode colaborar para a execução das referidas leis é a construção de materiais didáticos direcionados à alfabetização e ensino da língua indígena na escola. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de projetos de construção de material didático bilíngue para a Educação Infantil (Kalivôno: Kalihunoe Ike Vo'um) e alfabetização em Língua Terena (Formação Continuada de Professores para o trabalho com a Língua, Arte e Cultura Terena), realizados nas escolas indígenas do município de Miranda/MS. Para tal, apresentamos os procedimentos e discussões realizados durante a elaboração dos materiais didáticos em questão.

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Author Biographies

Andréa Marques Rosa Eduardo, UFMS

Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos - UFMS; IFMS/UFMS/IPEDI.

Denise Silva, UNESP

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa - UNESP - Araraquara; UNESP/CAPES/IPEDI.

Published

October 21, 2023

How to Cite

EDUARDO, A. M. R. .; SILVA, D. . Elaboração de material didático de língua terena: a experiência de uma trajetória. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 3, p. 59–78, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1703. Acesso em: 22 jul. 2024.

Section

Estudos de línguas e literaturas indígenas