O lugar da política linguística na formação inicial de professores de alemão

Authors

  • Dörthe Uphoff Universidade de São Paulo – USP
Keywords: Formação inicial de professores, Alemão como língua estrangeira, Competências, Política linguística

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1467

O artigo tem por objetivo investigar a importância da dimensão política na formação inicial de professores de línguas. Nesse intuito, apresentaremos, inicialmente, alguns modelos de competências necessárias ao ofício do professor na área (ALMEIDA FILHO, 2005; NEWBY et al., 2007; SCHART e LEGUTKE, 2012; KUMARAVADIVELU, 2012; ENDE et al., 2013) a fim de examinar a relevância que os autores atribuem a questões da política linguística. Argumentaremos em seguida, com base em Christ (1992), que a dimensão política não pode ser considerada um aspecto secundário do ensino de línguas, mas, ao contrário, deve ser vista como um elemento basilar que determina e estrutura as condições em que o ensino se dá em um dado contexto. Defenderemos, por esse motivo, que a política linguística precisa ser abordada já na formação inicial dos professores. Com base no exemplo do ensino de alemão no Brasil, pretendemos mostrar no final como o impacto da dimensão política no ensino de línguas ficou mais patente na conjuntura atual da globalização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dörthe Uphoff, Universidade de São Paulo – USP

Professora Doutora, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil

References

ALMEIDA FILHO, J. C. P. O ensino de línguas no Brasil desde 1978: e agora? In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística aplicada, ensino de línguas & comunicação. Campinas: Pontes, 2005, p. 89-101.

AUGSPURGER, H. J. Möglichkeiten der Werbung für DaF-Unterricht. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ALEMÃO, 2. 19-23/07/1991, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Unisinos, 1993, p. 136-137.

AUSWÄRTIGES AMT. Deutsch als Fremdsprache weltweit. Datenerhebung 2015. Berlin: Bonifatius, 2015. Disponível em: [https://www.goethe.de/resources/files/pdf37/Bro_ Deutschlernerhebung_final2. pdf]. Acesso em: 19/04/2019.

BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm]. Acesso em: 15/06/2019.

CHRIST, H. Sprachenpolitik als Bedingung der Möglichkeit des Fremdsprachenunterrichts. In: BAUSCH, H. R.; CHRIST, H.; KRUMM, H. J. (Org.). Fremdsprachenunterricht und Sprachenpolitik als Gegenstand der Forschung. Bochum: Brockmeyer, 1992, p. 55-61.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições ASA, 2001.

CONSOLO, D. A.; PORTO, C. F. C. Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 10, n. 2, p. 65-86, 2011.

ENDE, K.; MOHR, I. (Org.). Glossar: Fachbegriffe für DaF-Lehrkräfte. München: Klett-Langenscheidt, 2015.

ENDE, K.; GROTJAHN, R.; KLEPPIN, K.; MOHR, I. (Org.). Curriculare Vorgaben und Unterrichtsplanung. München: Klett-Langenscheidt, 2013.

KRAMSCH, C. Teaching foreign languages in an era of globalization: introduction. The Modern Language Journal, v. 98, n. 1, p. 296-311, 2014.

KRUMM, H. J. Sprachenpolitische, bildungspolitische und gesellschaftliche Rahmenbedingungen. In: BURWITZ-MELZER, E.; MEHLHORN, G.; RIEMER, C.; BAUSCH, K. R.; KRUMM, H. J. (Org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 6., völlig überarbeitete und erweiterte Auflage. Tübingen: Francke, 2016, p. 45-51.

KRUMM, H. J.; RIEMER, C. Ausbildung von Lehrkräften für Deutsch als Fremdsprache und Deutsch als Zweitsprache. In: KRUMM, H. J.; FANDRYCH, C.; HUFEISEN, B.; RIEMER, C. (Org.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, v. 2. Berlin/New York: de Gruyter, 2010, p. 1340-1351.

KUMARAVADIVELU, B. Language teacher education for a global society: a modular model for knowing, analyzing, recognizing, doing, and seeing. New York: Routledge, 2012.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to post-method. New York: Routledge, 2006.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond methods: macrostrategies for language teaching. New Have: Yale University Press, 2003.

NEWBY, D.; ALLAN, R.; FENNER, A. B.; JONES, B.; KOMOROWSKA, H.; SOGHIKYAN, K. EPOSA - Europäisches Portfolio für Sprachlehrende in Ausbildung: ein Instrument zur Reflexion, 2007. Disponível em: [https://archive.ecml.at/mtp2/publications/C3_Epostl_D_internet.pdf]. Acesso em: 15/06/2019.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PRABHU, N. S. There is no best method – why? TESOL Quarterly, v. 24, n. 2, p. 161-176, 1990.

RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A.; TILIO, R.; ROCHA, C. H. (Org.). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013, p. 19-42.

SCHART, M.; LEGUTKE, M. Lehrkompetenz und Unterrichtsgestaltung. München: Klett-Langenscheidt, 2012.

THÜRMANN, Eike. Globalisierung und Standardisierung in ihrer Auswirkung auf das Lernen und Lehren von Sprachen. In: BURWITZ-MELZER, E.; MEHLHORN, G.; RIEMER, C.; BAUSCH, K. R.; KRUMM, H. J. (Org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 6., völlig überarbeitete und erweiterte Auflage. Tübingen: Francke, 2016, p. 51-55.

UPHOFF, D. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. L. (Org.). Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 2018, p. 231-247.

UPHOFF, D. A política linguística nos Congressos Brasileiros de Professores de Alemão (1989-2015). In: UPHOFF, D.; FISCHER, E.; AZENHA, J.; PEREZ. J. P. (Org.). 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas, 2015, p. 275-295.

ZENTRALSTELLE FÜR DAS AUSLANDSSCHULWESEN [ZfA]. Rahmenplan Deutsch als Fremdsprache für das Auslandsschulwesen. Köln: Bundesverwaltungsamt, 2009.

Published

October 10, 2023

How to Cite

UPHOFF, D. . O lugar da política linguística na formação inicial de professores de alemão. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 112–130 / Eng. 110, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1430. Acesso em: 17 jun. 2024.

Section

A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades