Literatura de Autoria Feminina na Formação de Leitores: os Contos de Fada de Angela Carter e Marina Colasanti

: The Fairy Tales of Angela Carter and Marina Colasanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14542491
Palavras-chave: Autoria Feminina; Contos de fadas; Angela Carter ; Marina Colasanti ; Formação de leitores

Resumo

A esfera literária está em constante mudança e é possível afirmar que “a obra literária tem a capacidade de intervir no mundo, nas diferentes estruturas sociais e na literatura existente.” (Santos, 2007, p. 64), logo, a escola, como ambiente formador e transmissor de cultura, precisa incentivar a leitura de textos que transparecem essas transformações. Logo, enfatizamos nesta pesquisa a importância de pensar em obras escritas por mulheres para trabalhar na sala de aula, em especial os contos de fadas de Angela Carter (1940-1992) e Marina Colasanti (1937), dado que as autoras, através das readaptações e releituras, conseguem criar uma relação com os leitores, posto que meninos e meninas procuram nos livros personagens que possam se identificar. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca da importância de um ensino de literatura democrático, que faça ponte entre as temáticas do texto e o ponto de vista dos alunos. Além disso, dissertar acerca do papel dos contos de fadas de Marina Colasanti e Angela Carter no processo de leitura literária, com o intuito de apresentar as contribuições da literatura de autoria feminina, no âmbito dos contos de fadas, para a formação de leitores.

 

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Publicado em

23 de dezembro de 2024

Como Citar

DA SILVA MELO, A. M.; DE OLIVEIRA, T. tavares . Literatura de Autoria Feminina na Formação de Leitores: os Contos de Fada de Angela Carter e Marina Colasanti: : The Fairy Tales of Angela Carter and Marina Colasanti. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 4, p. e3047, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14542491. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3065. Acesso em: 25 dez. 2024.

Seção

n. 4 - 2024 Dossiê: Literatura comparada e ensino de literatura