Literatura de Autoria Feminina na Formação de Leitores: os Contos de Fada de Angela Carter e Marina Colasanti
: The Fairy Tales of Angela Carter and Marina Colasanti
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14542491Resumo
A esfera literária está em constante mudança e é possível afirmar que “a obra literária tem a capacidade de intervir no mundo, nas diferentes estruturas sociais e na literatura existente.” (Santos, 2007, p. 64), logo, a escola, como ambiente formador e transmissor de cultura, precisa incentivar a leitura de textos que transparecem essas transformações. Logo, enfatizamos nesta pesquisa a importância de pensar em obras escritas por mulheres para trabalhar na sala de aula, em especial os contos de fadas de Angela Carter (1940-1992) e Marina Colasanti (1937), dado que as autoras, através das readaptações e releituras, conseguem criar uma relação com os leitores, posto que meninos e meninas procuram nos livros personagens que possam se identificar. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca da importância de um ensino de literatura democrático, que faça ponte entre as temáticas do texto e o ponto de vista dos alunos. Além disso, dissertar acerca do papel dos contos de fadas de Marina Colasanti e Angela Carter no processo de leitura literária, com o intuito de apresentar as contribuições da literatura de autoria feminina, no âmbito dos contos de fadas, para a formação de leitores.
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