O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
Palavras-chave:
Leitura, Sujeitos alunos, Formações imaginárias, Efeitos de sentidoResumo
Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-10-2023
Como Citar
KUCHLA, Ana Paula; FRACASSE, Luciana. O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 77–92, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Análise do Discurso
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.





